Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Tradição

Jovem de Venâncio busca título tradicionalista em Marau

A Capital Nacional do Chimarrão estará presente no 27º Entrevero Cultural de Peões do RS. O Município estará representado pelo Guri Farroupilha da 24ª Região Tradicionalista, Gabriel Ferreira, que pertence ao CPF Terra de Um Povo. O evento ocorre de 16 a 18 de abril na cidade de Marau. No dia 16, haverá a recepção dos concorrentes e suas delegações. À noite ocorre uma cerimônia de integração entre os participantes.

Na sexta-feira, 17, pela manhã, serão realizados os testes de conhecimentos gerais sobre a história, geografia, tradição, tradicionalismo e folclore do Rio Grande do Sul, através de uma prova escrita valendo pontos. Na parte da tarde serão apresentadas suas habilidades artísticas através das danças tradicionais, dança de salão e prova oral (declamar, tocar ou cantar). À noite, as delegações participam da despedida dos atuais peões e guris do RS com uma missa e bênção.

No sábado, 18, ao longo do dia, acontece a prova campeira, onde o candidato deve mostrar que tem habilidade em cada uma de suas etapas. Entre elas haverá sorteio dentre as quatro modalidades: fazer churrasco (este no chão e com espeto de pau) charquear, cevar o mate ou emalar capa ou poncho. Na segunda, o candidato opta entre provas como trançar, tosquiar, tosar, provas a cavalo laço ou rédeas. Na última parte o concorrente deverá encilhar o cavalo, montar e cavalgar pelo trajeto determinado pela comissão. Se obtiver a melhor nota em sua categoria, Gabriel Ferreira será eleito Guri Rio Grande do Sul.

Publicidade

CONVITE

O jovem estudante do 1º ano do IFSUL dedica-se e divide seu tempo entre estudos, amigos e o tradicionalismo. Ele conta com o apoio da família, da entidade, de amigos e da Administração Municipal. Acompanhado de seus pais Joelsi e Mariele Ferreira, do coordenador da 24ª RT, Dalmo Mayer, e da coordenadora de cultura tradicionalista do município Luce Carmen Mayer. O prefeito Airton Artus e a presidente da Câmara de Vereadores, Ana Claudia, receberam o convite para prestigiar o evento em Marau.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.