Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz do Sul

Católicos preparam celebrações de Páscoa

A programação de missas e celebrações da Semana Santa começa amanhã nas paróquias de Santa Cruz do Sul. O tradicional encontro religioso que celebra a bênção dos santos óleos e a renovação das promessas está marcado para as 19 horas na Catedral São João Batista. A partir daí e até o Domingo de Páscoa, atividades estão previstas para as diversas paróquias da cidade. Um dos principais momentos desta semana religiosa será a oitava Caminhada da Paixão de Cristo ao Parque da Santa Cruz.

Com expectativa de reunir aproximadamente mil fiéis no trajeto entre a catedral e a cruz que simboliza a cidade, a celebração relembra as últimas horas de Cristo com orações e apresentações artísticas. A caminhada terá início às 17 horas desta Sexta-feira Santa, reunindo representantes das comunidades católicas São Luís, do Monte Verde, e Nossa Senhora do Carmo, do Margarida. O objetivo principal é reviver a Paixão de Cristo.

O padre Paulo José Krindges, da catedral, explica que com fé e esperança a comunidade católica vai acompanhar essa caminhada, que é de sofrimento, mas também de confiança. “Jesus enfrentou a dor com segurança e conquistou a vida nova para toda a humanidade. Nesta Via-Sacra vamos caminhar com ele e aprender a conquistar essa segurança em meio ao sofrimento e à violência”, ressalta.

Publicidade

No caminho da vida, salienta o padre, aparece uma cruz e, com a graça de Deus, os fiéis podem construir a civilização do amor e animar o povo para que todas as ameaças da vida sejam superadas. A caminhada sai da Rua Ramiro Barcelos, na frente da Catedral São João Batista, se dirigindo ao Parque da Santa Cruz do Monte Verde. Ao longo do caminho serão encenadas as 15 estações da Via-Sacra. A programação desta sexta conta com o apoio da Prefeitura, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Educação e Cultura.

Programação em toda a diocese

As celebrações desta Semana Santa têm início amanhã, com a missa da bênção dos santos óleos e renovação das promessas sacerdotais na Catedral São João Batista, às 19 horas. Na quinta-feira, 11 paróquias fazem a missa da santa ceia, com a cerimônia do lava-pés. Na catedral, a atividade tem início às 16 horas. 

Publicidade

A Sexta-feira Santa contará com celebrações de Paixão e Morte de Jesus em nove paróquias de Santa Cruz do Sul. Além disso, a Via-Sacra será lembrada em outras três comunidades. Já nas paróquias Nossa Senhora da Conceição e Ressurreição e no entorno da catedral haverá a Procissão do Senhor Morto.

O Sábado Santo será de missa da vigília pascal em 13 paróquias da cidade. Na catedral a celebração tem início às 19 horas. No domingo de Páscoa a missa da ressurreição de Jesus ocorre em 11 comunidades. No Centro, será em quatro momentos: às 7 horas, 9 horas, 10h30 e 19 horas.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.