Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz

Podas de árvores devem ser autorizadas pela Secretaria do Meio Ambiente

O outono é a estação das podas das árvores e muitas vezes a população faz o corte sem autorização, passado por cima de alguns procedimentos que devem ser cumpridos para evitar a cobrança de possíveis multas. Em entrevista à Rádio Gazeta na manhã desta quarta-feira, 1º, o secretário do Meio Ambiente de Santa Cruz do Sul, Edmar Hermany, explicou o procedimento para que estes cortes sejam feitos de forma legal.

Segundo ele, basta que o contribuinte vá até a secretaria, em frente ao Parque da Oktoberfest, e retire um formulário. Após preenchido, ele passa por uma equipe – que trabalha  em esquema de força-tarefa – que autoriza a poda em cerca de 24 horas. Hermany enfatiza que a população deve ir até a pasta e requerer este corte para que não haja a aplicação de multas posteriormente. Os galhos da poda são recolhidos depois por equipes da Prefeitura.

Para os próximos meses o secretário informou que está sendo pesquisado um terreno da administração municipal, possivelmente na BR-471, para que seja erguida uma central de recolhimento de galhos. Desta forma, primeiro os galhos serão descartados no local para depois serem encaminhados ao lugar  adequado.

Publicidade

RECOLHIMENTO DE LIXO

Segundo o secretário Edmar Hermany, pelo menos três caminhões e duas retroescavadeiras trabalham diariamente no recolhimento de lixo em Santa Cruz. Os rejeitos são descartadores de forma irregular em locais inadequados, normalmente terrenos baldios, de proprietários que não residem mais no município ou ainda que estão passando por especulação imobiliária. Para Hermany, não é admissível que estas áreas virem depósitos de lixo.

Enquanto vereador, Hermany apresentou um projeto que cobra multa de quem faz este descarte irregular. Segundo ele a matéria está regulamentada e para que, de fato, seja colocada em prática, equipes da Secretaria do Meio Ambiente trabalham fiscalizando e documentando com fotos o recolhimento e descarte do lixo por empresas, moradores e freteiros.

Publicidade

Como exemplo ele cita os bairros Bom Jesus, Faxinal Menino Deus e Margarida Aurora que passaram por limpeza há poucos dias e já estão com problemas novamente. O caso mais recente é do Margarida, no caminho por onde vai seguir a procissão da próxima sexta-feira, 3. Ontem a limpeza foi feita durante toda a tarde, até 17 horas. Cerca de uma hora depois já haviam jogado lixo em locais irregulares novamente.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.