Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Região

Projeto incentiva leitura entre pais e filhos em Vera Cruz

Aconteceu na manhã desta quarta-feira, 15, o lançamento do projeto Lendo em Família, idealizado pelo Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) de Vera Cruz. Este, tem por objetivo sistematizar as informações para gerar novos conceitos e buscar parcerias com a família. A partir desta ótica, nasceu o projeto que favorecerá as crianças e adolescentes junto aos pais, a fim de proporcionar momentos literários, incentivar o gosto pela leitura, além de fortalecer os vínculos familiares. A iniciativa partiu da ex-conselheira do Comdica, Íris Ziani, que cadastrou o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMCA) no edital aberto do Ministério Público.

Na sequência, o Ministério aceitou o projeto e disponibilizou o recurso de R$ 5 mil para a aquisição dos livros com temas baseados em relacionamentos interpessoais familiares. O projeto consiste na formação de kits, contendo de 7 a 10 livros, que serão distribuídos em diferentes localidades, bairros e grupos existentes. A expectativa é atender 600 famílias com crianças ou adolescentes. 

A ação será realizada por intermédio das agentes comunitárias de saúde do Centro de Atendimento Municipal Especializado (C-AME), do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS/Cearca) e Casa de Passagem, que serão responsáveis pela distribuição dos kits nas famílias e pelo controle dos livros. Eles atuarão no acompanhamento e na orientação das famílias a fazerem uso dos livros, incentivando a leitura familiar, além de promover a troca dos kits entre os grupos para oportunizar acesso a todos. 

Publicidade

Para o presidente do Comdica, Joseph Fayad, o projeto amplia os horizontes da educação, acreditando nos valores e na convivência familiar. “O objetivo fundamental é apontar a leitura como uma ferramenta para a prática e resgates dos valores familiares”, destaca. Ele acrescenta que o projeto será desenvolvido e avaliado pelo período de seis meses, mas confia no sucesso. Após a avaliação positiva, será solicitada a reformulação e a implantação definitiva.

 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.