Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Educação

Prefeito de Sinimbu fala sobre implantação das PCHs a alunos

O prefeito de Sinimbu Clairton Wegmann participou na manhã desta quinta-feira de um bate-papo com alunos do 2º ano do Ensino Médio da EEEM Frederico Kops, onde expôs o projeto de construção de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) no Rio Pardo. O convite partiu das professoras das disciplinas de Geografia e História Vanelise Vogt Wegner e Suzana Dalhaus, que irão desenvolver um projeto com os estudantes.

Durante quase uma hora, Wegmann expôs o histórico das ações realizadas, desde a autorização para a realização do inventário hidrográfico pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) pela Certel e, posteriormente, os primeiros encaminhamentos do projeto em nível de Estado pela empresa Três Fronteiras.

Clairton explicou aos estudantes que deverão ser erguidas oito PCHs no Rio Pardo, das quais três beneficiarão diretamente o município, num raio de 55 quilômetros beneficiando ainda Barros Cassal, Gramado Xavier, Herveiras, Lagoão e Passa Sete e num investimento inicial estimado em R$ 240 milhões.

Publicidade

“Se anteriormente a região serrana do nosso município era o vista pela maioria da população que mora nas zonas baixas como o final de Sinimbu vai passar a ver com aquelas localidades com outros olhos, pois assim como a RCS 153, as PCHs vão trazer desenvolvimento para toda a região”, observou.

Os alunos fizeram alguns questionamentos quanto à construção das PCHs, seu funcionamento, dúvidas que foram sanadas pelo prefeito. Ele salientou que atualmente a empresa aguarda uma documentação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) para fazer o levamentamento ambiental para encaminhar o pedido de Licença Prévia e, posterior, encaminhamento de projeto definitivo junto à Aneel. “Numa estimativa de celeridade, as obras devem iniciar em 2017, sendo que cada PCH deve levar um ano para ser erguida, teremos em torno de oito a dez anos de obras para que todo o complexo fique pronto”, observou.

A ideia das professoras é ainda aprofundar o assunto dentro do projeto de estudo em sala de aula e, assim, a ideia é conhecer a região in loco, assim como buscar conhecer o funcionamento de uma PCH já existente.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.