Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Compromisso

Prefeita de Encruzilhada busca solução para transporte universitário

A prefeita de Encruzilhada do Sul, Laíse de Souza Krusser, reforçou nesta sexta-feira, 17, o compromisso de buscar uma solução para o transporte dos universitários que residem no município e se deslocam para estudar em Santa Cruz do Sul e Cachoeira do Sul. Ao mesmo tempo, a chefe do Executivo se mostrou preocupada com a repercussão do caso, incluindo ameaças contra seus familiares.

Os estudantes reclamam da suspensão do subsídio que era repassado pelo Executivo aos universitários, o que acabou aumentando a passagem diária de R$ 15,00 para R$ 23,00 nos ônibus que fazem o transporte até as instituições de ensino. Segundo a prefeita, a Prefeitura foi obrigada a tomar a medida por questões legais e financeiras. “Fomos forçados a cortar investimentos em vários setores, e não apenas nesse, por conta da redução do repasse de verbas do Estado e União”, afirma.

Além disso, o Executivo é formalmente cobrado a investir recursos no ensino fundamental, que é de competência dos municípios. A terceira questão se refere ao dispositivo do Passe Livre, destinado pelo Estado inclusive aos universitários, e que segundo a prefeita impede legalmente a Prefeitura de aplicar recursos na mesma finalidade.

Publicidade

No início da semana, foi criada uma comissão composta por representantes da Prefeitura, Câmara de Vereadores e Centro dos Estudantes Universitários de Encruzilhada do Sul (Ceue) para analisar o tema. Mesmo assim, enquanto o Município trabalha em uma solução, a repercussão do caso especialmente através das redes sociais têm deixado o governo em alerta pela agressividade de algumas mensagens.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.