Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Por uma família

Santa Cruz tem cerca de 15 crianças à espera de adoção

Santa Cruz do Sul é um dos municípios do Estado com baixo número de crianças e adolescentes que esperam por adoção. Segundo o Juizado da Infância e Juventude, cerca de 15 meninos e meninas estão na lista para ter uma nova família. No entanto, conforme a juíza Daniela Ferrari Signor, o que prejudica a adoção desses jovens é que a maioria não é bebê.
 
“As crianças que ainda estão na lista não foram adotadas porque não se enquadram no perfil das crianças desejadas pelos casais habilitados, infelizmente. Ainda existe uma certa resistência. Por exemplo, adolescentes estão aptos a serem adotados, mas não há um interesse por parte dos casais, assim como por crianças um pouco maiores ou com doenças não tratáveis”, explica a juíza.

Daniela afirma que quem quer um filho adotivo, muitas vezes, impõe exigências que atrasam o processo. “Por que existem casais há mais de dois ou três anos esperando por uma criança? Porque o perfil que eles desejam é o que não tem disponível. Um bebê, por exemplo, assim que está apto para adoção, ele não chega a esperar uma semana”, conta, informando que é alto o número de casais que desejam adotar bebês. 

Em Santa Cruz do Sul, uma criança já foi adotada legalmente por um casal homossexual. De acordo com Daniela, os requisitos para um casal homossexual são os mesmos que para heterossexuais. “O que se busca para uma criança ou um adolescente que será adotado é uma família. E a família não é entidade formada exclusivamente por um casal heterossexual, essa ideia já mudou”, argumenta.

Publicidade

Para adotar, segundo a juiza, é necessário ter cópia da certidão de nascimento ou casamento autenticada, uma cópia da carteira de identidade e do CPF, autenticados, alvará de folha corrida que pode ser retirado no Fórum, atestado médico de sanidade física e mental, um comprovante de renda, um de residência, fotografia atualizada e comprovante de escolaridade. “A partir da habilitação é feito um estudo e os candidatos são submetidos a uma avaliação psicossocial pela equipe técnica do Juizado da Infância”, diz a juíza.

O Juizado da Infância e Juventude se localiza no Fórum, situado na esquina das ruas Ernesto Alves e Fernando Abott, no Centro de Santa Cruz do Sul

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.