Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Vale do Rio Pardo

Praga e preço baixo prejudicam produtores de arroz

A colheita de arroz em Rio Pardo, Pantano Grande e Passo do Sobrado se aproxima dos 80%, mas os produtores estão desanimados. Eles alegam que a perda média da lavoura de arroz irrigado foi de 20% por causa de pragas, como o arroz vermelho. O preço pago ao produtor também está baixo, de acordo com o coordenador do Núcleo de Assistência Técnica Regional do Instituto Rio Grandense de Arroz (Irga), engenheiro agrônomo Ricardo Tatsch.

“O preço está na casa dos R$ 35,00. O valor é o mesmo que já estávamos trabalhando há cinco anos. Porém, os custos de toda a produção, incluindo insumos, subiu mais de 50%. Para o produtor conseguir ter uma rentabilidade ele está apostando na produtividade”, explica.
 
Segundo Tatsch, os três municípios são os maiores produtores de arroz da região. A produção média nas lavouras de Rio Pardo, Pantano Grande e Passo do Sobrado é de 7,6 mil quilos por hectare. O engenheiro afirma que quem plantou nos últimos quatro anos sofreu prejuízos relacionados à planta conhecida como arroz vermelho.

“A área de arroz reduziu, nos últimos anos, em torno de 20%. São áreas que estavam condenadas devido à infestação de arroz vermelho. Por isso, os produtores acabam transformando em área de soja. Essa rotação de soja em áreas de várzea é um dos fatores que tem feito com que as médias de produtividade tenham aumentado”, conta o engenheiro. 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.