Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz

Campanha de vacinação contra a gripe começa segunda-feira

Chegou a hora de se proteger contra um dos grandes vilões da estação mais fria do ano: o vírus da gripe. Em Santa Cruz do Sul este ano a campanha inicia mais cedo como estratégia de proteger os grupos prioritários dos efeitos das baixas temperaturas. A partir desta segunda-feira, 27, as unidades básicas de saúde, o Centro Materno Infantil (Cemai) e o Serviço Integrado de Saúde da Unisc (SIS), estarão abrindo suas portas para imunizar cerca de 40 mil pessoas, contingente que constitui o público-alvo da campanha no município este ano. 

A abertura oficial da campanha acontecerá às 9h30, no Cemai, quando o prefeito Telmo Kirst receberá a primeira dose da vacina. Como nos anos anteriores os grupos prioritários são gestantes, idosos acima de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, puérperas (45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, indígenas e portadores de doenças crônicas. A campanha se estenderá até o dia 22 de maio e a expectativa é imunizar 80% desse público alvo. Este ano o município recebeu da 13ª Coordenadoria Regional da Saúde (CRS) 10,2 mil doses da vacina contra o vírus influenza e quanto mais cedo a pessoa comparecer a uma unidade de saúde melhor, já que o tempo médio para total proteção é de até 15 dias.

Conforme orientações do Ministério da Saúde para receber a dose, as puérperas devem apresentar certidão de nascimento, cartão de gestante ou documento do hospital onde ocorreu o parto. Crianças que receberam uma ou duas doses da influenza sazonal em 2014 devem receber apenas uma aplicação em 2015. E no caso do esquema de duas doses em menores de seis meses a menores de cinco anos, a segunda dose deve ser agendada junto à unidade 30 dias após a primeira. Já os portadores de doenças crônicas deverão levar consigo a prescrição médica.

Publicidade

Durante a campanha, o chamado Dia D, que será realizado no dia 9 de maio em todas as Estratégias de Saúde da Família (ESF), postos, Cemai e posto central, promete uma grande mobilização nacional para imunizar o maior número possível de pessoas. E no dia dedicado ao trabalhador, 1º de maio, profissionais da Secretaria Municipal de Saúde estarão em um ônibus aplicando as vacinas durante o evento Parque do Trabalhador, no Parque da Oktoberfest. É a chance de aproveitar o feriado para cuidar da saúde e prevenir a doença.

Para o secretário municipal de Saúde, Henrique Hermany, o sucesso da campanha dependerá da conscientização dos cidadãos com relação à prevenção. Ele pede que as pessoas procurem o quanto antes as unidades de saúde para estarem imunizadas antes da chegada de um frio mais intenso.

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos após contato com superfícies contaminadas com o vírus. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, estima-se que a influenza acomete de 5% a 15% da população, causando 3 a 5 milhões de casos graves e 250 mil a 500 mil mortes todos os anos.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.