Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Devoção

São Jorge: Um personagem sempre popular

Mesmo os menos religiosos já ouviram falar em um dos personagens mais populares da igreja. São Jorge já foi tema de filme, músicas e até de uma novela. No Rio de Janeiro, o dia dedicado a ele, 23 de abril, é feriado.

Considerado um dos santos mais populares entre os católicos e importante figura para outras religiões, São Jorge tem uma história repleta de curiosidades. Conhecido por seus diversos milagres e feitos um tanto quanto impossíveis de terem acontecido, a figura foi, conforme a história contada pela Igreja Católica, um soldado cristão do Império Romano no século 4. Nesta época o imperador Diocleciano declarou perseguição a todos os adeptos do cristianismo. Jorge se opôs à decisão de seu líder, foi torturado e morto.

Mas, como muitos outros, apenas após a morte Jorge se tornou importante e sua história era contada nas cidades do Império Romano. A partir disso, muitas lendas surgiram. A monja beneditina, irmã Teresa de Paula do Espírito Santo, credita esses mitos ao fato de o santo ter sido um homem guerreiro. “Países que passaram por longas guerras nos séculos passados, como Inglaterra e Portugal, escolheram São Jorge como padroeiro”, explica. Entre os ingleses, vários reis inclusive optaram por utilizar o nome do santo em seus reinados.

Publicidade

A devoção ao guerreiro foi tanta que no ano de 494 a Igreja Católica o canonizou, estabelecendo cultos e rituais a serem prestados em homenagem à sua memória. Porém, apesar da popularidade, por algum tempo São Jorge perdeu credibilidade. “Devido ao grande número de lendas, como a de ele morar na lua, Jorge foi desacreditado. E, por isso, muitos até chegam a pensar que ele não é realmente um santo católico”, afirma Teresa de Paula. Mas essa época, conta ela, passou. Hoje é cultuado através de imagens produzidas em esculturas, medalhas e cartazes, onde se vê um homem vestindo uma capa vermelha, montado num cavalo branco e atacando um dragão com uma lança. Além disso, mosteiros, monges, capelas, igrejas e templos religiosos utilizam o nome de Jorge.

Ele é um santo, explica a monja, conhecido por combater o mal. E a Jorge foram creditados muitos milagres ao longo dos anos. “Por isso ele é tão popular no Brasil e no mundo. Muita gente é devota de Jorge por ele ser um santo taumaturgo e por sempre defender Jesus e o bem”, afirma. Sobre a ampla popularidade de Jorge no Brasil, Teresa destaca a presença dele na cultura popular. “Ele está, inclusive, em uma música de Caetano Veloso e participou de um episódio do Sítio do Picapau Amarelo, de Monteiro Lobato.”

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.