Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Devoção

Carreata faz homenagem a São Jorge em Santa Cruz

Religiosos dão continuidade neste sábado às manifestações pela honra de São Jorge Guerreiro, cujo dia consagrado foi comemorado na quinta-feira, 23. Uma das mais tradicionais homenagens realizadas em Santa Cruz do Sul ganhou as ruas da cidade nesta manhã com a 14ª carreata dedicada ao protetor dos fracos e oprimidos. O desfile, organizado pelo Templo de Umbanda Pai Ogum Beira Mar e Mãe Oxum teve início na sede do templo, no Bairro Esmeralda e foi saudado pela população ao longo do trajeto.

O popular guerreiro supostamente nascido na Capadócia é associado nas religiões africanas a Ogum, guerreiro defensor que abre caminhos. Às 13 horas está marcado almoço e na parte da tarde serão distribuídas sestas básicas em bairros carentes da cidade. As atividades em honra a São Jorge prosseguem à noite, no Templo de Umbanda. Às 19 horas é celebrada a 28ª Festa de Ogum, um ritual de umbanda onde serão dados os passes e bênçãos aos presentes. Posteriormente, está previsto o jantar de confraternização.

Outra carreta na noite deste sábado promete mobilizar a comunidade. A Casa de Religião Africana Nação Yjexá (Crany) e Tempo de Umbanda Pai Ogum de Ronda de Santa Cruz do Sul, celebram Ogum às 18 horas, com saída do terreiro na Rua Dona Carlota, 172, no Bairro Faxinal. Após, haverá sessão de umbanda com batismo umbandista de crianças. Estas ações são coordenadas pelo líder espiritual Cany, o Babalorixá Beti de Bará Adágue.

Publicidade

 

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.