Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Venâncio Aires

Airton Artus destaca experiências agrícolas durante viagem a Israel

Organizada pelo Corede Vale do Rio Pardo, em parceira com a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) e Cooperativa Sicredi, a comitiva com 22 representantes da região que está em Israel desde o dia 25 de abril, destaca o conhecimento adquirido no Oriente Médio e projeta aplicações para o sul do Brasil. Entre políticos, empresários, lideranças regionais e representantes de entidades, o prefeito de Venâncio Aires, Airton Artus, integra a comitiva que permanece no país até o dia 3 de maio. Artus destaca as tecnologias para o setor agrícola e o desenvolvimento da produção de alimentos como os principais legados da viagem.

O grupo que acompanha a 19ª Conferência e Exposição Internacional de Agricultura, a Agritech, cumpriu dezenas de compromissos e visitas técnicas a empresas, propriedades rurais e na Embaixada Brasileira em Israel. Conforme Artus, o país tem se destacado pela aplicação de tecnologias próprias para aumentar a produtividade de suas lavouras, produzindo alimentos em larga escala em um solo pobre de nutrientes, em pleno deserto. “Com técnicas especiais e capacidade de geração de renda, o governo de Israel financia estudos e tecnologias para garantir a produtividade no campo. Eles realmente possuem uma política nacional voltada à agricultura. A produção e comercialização também é regulada. É o governo quem determina o que cada produtor pode plantar, a quantidade de produção e o preço do produto. Com isso, cada produtor possui a sua cultura definida e mantém a produção para consumo interno e em alguns casos para exportação”, destaca Artus.

Durante encontro com o embaixador brasileiro em Tel Aviv, Henrique da Silveira Sardinha Pinto, o grupo regional apresentou dados socioeconômicos do Vale do Rio Pardo e destacou projetos que estão sendo trabalhados para ampliar as relações com o país no futuro. Entre as iniciativas, o prefeito de Venâncio Aires relatou a proposta de criar um polo de proteína animal para fomentar a comercialização de carnes para exportação.

Publicidade

O Rio Grande do Sul tem mantido boas relações com Israel. Pelos menos cinco missões empresarias e governamentais já ocorreram nos últimos cinco anos, três delas lideradas por sindicatos rurais e entidades ligadas ao setor produtivo de Caxias do Sul. A exemplo da serra, o grupo do Vale do Rio Pardo está acompanhado por representantes da Federação Israelita do Rio Grande do Sul (Firs) e da Missão Econômica de Israel no Brasil.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.