Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Educação

6ª CRE recua e descarta fusão de turmas de surdos

O responsável pela 6ª Coordenadoria Regional de Educação (6ª CRE), Luiz Ricardo Pinho de Moura, confirmou ontem que a fusão de turmas de surdos está, pelo menos neste momento, fora de cogitação na Escola Estadual Nossa Senhora do Rosário, em Santa Cruz do Sul. A junção de turmas das séries finais do ensino fundamental e a limitação de intérpretes por turno para o ensino médio foram levantadas na semana passada como medidas para conter gastos do Estado no educandário.

Ontem pela manhã, integrantes da direção, professores, pais e alunos participaram de uma reunião na escola com a presença de representante da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis). A ideia era unir argumentos para apresentar à 6ª CRE em reunião hoje, mas o encontro acabou antecipado e foi realizado ontem à tarde. Ficou definido que integrantes da coordenadoria e também da equipe diretiva participarão de um grupo para analisar a legislação que envolve a estrutura de recursos humanos e a área pedagógica voltada a alunos surdos. À noite, um grupo da escola acompanhou a sessão na Câmara de Vereadores.

Segundo o coordenador da 6ª CRE, o processo de gerenciamento não havia começado na escola. “Era uma proposta e quando foi apresentada a comunidade entendeu que era melhor não fazer. Como fazer alguma coisa se a comunidade não está de acordo? Precisamos ouvir”, reforçou. A decisão tranquilizou a direção do educandário. “A estrutura vai ser mantida como está”, garantiu a diretora Glaucia Maria Etges. A possibilidade da fusão de turmas preocupava em relação aos prejuízos que traria aos alunos, já que os professores teriam de atender diferentes séries com conteúdos distintos.

Publicidade

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.