Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Rural

Meliponicultura ganha destaque em Santa Cruz

Um grupo de agricultores ligado à Associação Serrana de Meliponicultores de Vale do Sol viajou nessa sexta-feira para trocar experiências sobre a criação de abelhas sem ferrão. O encontro de estudos aconteceu na residência do criador José Carlos Hass, em Santa Cruz do Sul, e contou com o apoio do Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (Capa). A preservação desses insetos é considerada fundamental na preservação e promoção da biodiversidade, na composição dos sistemas agroflorestais e na produção agroecológica.

Anfitrião do encontro, Haas mantém aproximadamente 140 colônias com 23 espécies de abelhas sem ferrão em sua residência, no Bairro Margarida. Entusiasta da atividade desde os anos 80, o meliponicultor de 56 anos é referência no segmento e já recebeu mais de 500 visitantes interessados em aprender sobre as peculiaridades desses insetos. Segundo o engenheiro agrônomo Luíz Rogério Boemeke, do Capa, nos últimos anos a meliponicultura tem despertado a curiosidade de pessoas de todas as idades, dos meios urbano e rural.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.