Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz do Sul

Centro de Línguas da Unisc promove workshops de alemão

O Centro de Línguas e Culturas (Celic) da Unisc está promovendo dois workshops em língua alemã. As aulas irão ocorrer durante o mês de maio e serão ministradas pela professora Angélica Prediger. A temática do primeiro workshop será Rock Alemão. Em países de língua alemã há muita diversidade musical. Um dos estilos mais famosos é o rock. Bandas como Die Ärzte, Ramstein, Revolverheld, Toten Hosen, Silbermond, Herbert Grönemeyer e Tokio Hotel são apenas alguns exemplos.

Nesse sentido, o Celic convida a todos para conhecer um pouco mais da realidade musical da Alemanha, cantando e aprendendo músicas de rock. O encontro será realizado no dia 20 de maio, às 10 horas, no Celic. “Na manhã, iremos conhecer bandas alemãs, aprender a cantar suas principais músicas de sucesso, assistir aos seus videoclipes e, ainda, conhecer um pouco da história do rock na Alemanha”, explica Jeferson Vieira, do Celic. O encontro será totalmente em língua alemã. É uma grande oportunidade para ampliar conhecimentos.

O segundo workshop tem como tema Alemães-Boêmios no Brasil. O alemão é uma das línguas de imigração que apresenta um leque de variedades linguísticas. Dentre elas o Hunsrückisch, o Westfälisch, o Pommeranisch, o Böhmisch e o Hochdeutsch. Imigrantes boêmios falantes de língua alemã se instalaram no sul do Brasil a partir da segunda metade do século XIX. Acredita-se que já chegaram ao país dominando uma variedade dita “mais culta”, semelhante ao alemão padrão. Tal variedade passou por mudanças e também incorporou características das outras variedades alemãs com que entrou em contato.

Publicidade

O encontro ocorre no dia 27 de maio, na sede da Adunisc, às 19h30. “O encontro será válido para conhecer um pouco mais da boêmia do século XIX, da rede de pontos em que os boêmios se instalaram no Brasil e das contribuições dos boêmios para o desenvolvimento da região dos Vales”, justifica Vieira. A participação é gratuita e as vagas são limitadas, por isso, sua presença deverá ser confirmada pelo fone (51) 3717-7381 ou pelo e-mail [email protected]

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.