Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Segurança

Guarda Municipal completa 19 anos de atuação na comunidade santa-cruzense

Vinculada à Secretaria Municipal de Segurança, Cidadania, Relações Comunitárias e Esporte, a Guarda Municipal completa neste ano 19 anos de atuação em Santa Cruz do Sul. Os primeiros passos surgiram através do preenchimento de cargos por meio de um concurso público. A posse dos novos guardas foi realizada no dia 14 de maio de 1996.

A instituição foi criada através da lei 3.657, de 18 de dezembro de 2000. Esta foi revogada pela lei 320, de 13 de julho de 2006, que abrangia a Diretoria para Assuntos de Segurança e Cidadania, a Guarda Municipal, a Corregedoria e a Ouvidoria da Guarda. A partir deste momento, os cargos de vigia também passaram a ser chamados de guardas municipais.

Em sua estrutura atual, a Guarda Municipal, que também compõe a Defesa Civil, possui um efetivo de dois inspetores de guarda, dois guardas municipais femininos e 54 masculinos. Atualmente se encontram em Curso de Formação de Guardas Municipais, conforme a Matriz Curricular Nacional (MJ), 16 novos guardas, os quais concluem o curso no dia 5 de junho de 2015. Na parte de estrutura conta com 8 viaturas que atuam nas mais diversas atividades e uma viatura da Defesa Civil.

Publicidade

Desde janeiro de 2013 é comandada pelo diretor para Assuntos de Segurança e Cidadania, tenente coronel Carlos Eduardo Guterres Coelho e pelo coordenador de Departamento de Segurança, Cidadania e Defesa Civil, tenente José Joaquim Dias Barbosa.

“Santa Cruz do Sul tem o privilégio de contar com uma Guarda Municipal. Além dos cuidados com a segurança dos prédios do município, atende diversas secretarias do Governo Municipal e presta apoio para a Brigada Militar, Polícia Civil e cidadãos santa-cruzenses”, destaca o tenente coronel Coelho.

“É uma realização estarmos inseridos no cenário de Segurança Pública Municipal. Sempre buscamos qualificar e aperfeiçoar os integrantes através de cursos, conforme prevê a Matricula Curricular Nacional/MJ”, diz o coordenador da Defesa Civil, tenente Barbosa.

Publicidade

Entre as atribuições constitucionais da instituição estão a proteção e segurança do patrimônio público, bem como seus serviços e bens, além do bem estar das pessoas que por eles transitam, possuindo atualmente 124 próprios municipais sob sua responsabilidade direta. Também estão inseridas duas equipes de ronda móvel, sendo uma para atender a zona norte a outra para a zona sul, sendo empregado seu efeito de 58 integrantes num período de 48 horas com regime de escola de 12 x 36 horas. O raio de ação da segurança é ampliado através do sistema de vigilância por videomonitoramento composto por 40 câmeras instaladas em pontos estratégicos da cidade.

A Guarda Municipal atua em apoio a todas as Secretarias da Administração Municipal. Através da Abordagem Social, realiza uma ação conjunta com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação, por meio de seus Monitores Sociais e Redutores de Danos. “Percorremos diversos pontos turísticos de Santa Cruz do Sul a procura de dependentes químicos e pessoas em alto risco de vulnerabilidade social, no intuito de auxiliá-los, conduzindo-os inicialmente para atendimento médico e, após, para o Albergue Municipal. Neste eles recebem alimentação, roupas, material de higiene pessoal e podem pernoitar.”

A Guarda Municipal está localizada na Avenida Independência, nº 100. Para entrar em contato com a Guarda Municipal basta ligar para os telefones: 3719-6354 ou 153.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.