Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz

Revitalização do Parque da Gruta prevê volta de animais

Um dos recantos mais acolhedores da região, o Parque da Gruta, está sendo totalmente revitalizado pela Prefeitura. Em visita ao local, o prefeito Telmo Kirst determinou a realização de diversas melhorias, através de uma força-tarefa envolvendo as secretarias de Transportes e Serviços Públicos, Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, Desenvolvimento Econômico, Turismo, Ciência e Tecnologia, Obras e Viação, e Planejamento e Gestão. E o local terá novos atrativos. Além dos simpáticos macaquinhos, o parque terá também diversas espécies de aves, entre elas patos, marrecos e pavão. Para abrigar as novas espécies, as estruturas serão recompostas com a troca de telas. O lago da roda do moinho receberá gansos canadenses, colocadas tartarugas e peixes ornamentais. Todo o trabalho será supervisionado por biólogos e veterinários ligados à Prefeitura.

A primeira intervenção ocorreu ainda nesta terça-feira, 19, com a instalação de uma academia ao ar livre junto ao playground. A segunda ação será a limpeza do lago que abriga a roda do moinho, retirada para conserto. O muro que faz divisa com o lago também passará por avaliação devido a ocorrência de infiltrações. O Parque da Gruta é reconhecido pelos belos recantos naturais e, para tornar o local ainda mais atrativo, o pacote de intervenções inclui melhorias na iluminação pública, substituição de lixeiras, instalação de brinquedos novos, troca de balanços quebrados, pintura nos equipamentos de lazer, como mesas e bancos, e avaliações na parte elétrica. A ideia é que tudo fique pronto até o final do ano

Para o prefeito Telmo, há urgência em solucionar as deficiências do parque, considerado um dos mais belos e frequentados pontos turísticos de Santa Cruz do Sul. “Iniciaremos de imediato as mudanças estruturais para que até o final do ano esteja tudo pronto. Agora faremos uma reunião com a Secretaria de Planejamento para levantar os recursos a serem destinados para as intervenções”, destacou.

Publicidade

Com mata nativa preservada, o Parque da Gruta também é fonte de estudos para as escolas de Santa Cruz do Sul e região. Milhares de estudantes visitam o local e para incentivar ainda mais a pesquisa, uma das novidades será a colocação de placas de identificação nas árvores, informando a espécie a que pertencem.

O parque

O Parque da Gruta está localizado a dois quilômetros do centro da cidade (partindo da Praça da Bandeira), e possui uma extensão de 17,4 hectares. O local é dotado de uma ampla área de lazer e composto por belíssimos recantos naturais, entre eles a gruta e uma cascata. Na área de lazer os visitantes encontram um amplo espaço para desfrutar de momentos especiais com a família e os amigos.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.