Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Iniciativa criativa

Skate no Asilo integra idosos e manobras radicais pela solidariedade

Skates, em geral, são vistos pelas ruas das cidades ou em pistas destinadas especialmente para a prática do esporte. Indo na contramão desta ideia, uma startup de Porto Alegre criou o projeto Skate no Asilo, onde skatistas profissionais elaboram manobras incríveis para os idosos que habitam casas de repouso da Capital gaúcha para que, após, eles dêem uma nota pela performance. A ideia fez tanto sucesso pelo Estado que, sem demora, chegou a Santa Cruz do Sul. No dia 31 de maio, a edição local do evento, realizada pelo empresário Daniel Souza em parceria com a Agência Adega de Ideias, ocorre na Associação de Auxílio aos Necessitados (Asan), a partir das 13h30.

A vontade de trazer para Santa Cruz um projeto que alia a criatividade e a ousadia do skate à rotina pacata dos velhinhos que vivem em asilos surgiu após a realização do Reconecte Festival, evento voltado para o universo da cocriação que foi realizado na Unisc. Lá, a gestora de projetos e uma das proprietárias da Adega, Roberta Souza, tomou conhecimento do Skate no Asilo, idealizado pela empresa Smile Flame. Pouco tempo depois, Daniel procurou a agência para que o projeto fosse viabilizado e virasse, de fato, realidade em Santa Cruz.

Desde que a ideia foi aceita pela Asan, Roberta e sua equipe começaram a planejar as formas de divulgação do evento. Para fugir do habitual, surgiu a proposta de se realizar um teaser, vídeo promocional que chama para o evento. O ilustrador Pepe Fontanari foi acionado para criar a parte visual do convite. “Os desenhos foram feitos em preto e branco para que os idosos pudessem colori-los. Depois disso, empresas parceiras compraram as pinturas, feitas em formato A3, que foram emolduradas”, explicou Roberta. O valor arrecadado com a venda das imagens foi revertido para a associação. Feito isso, o vídeo foi gravado e viralizado via internet.

Publicidade

Com a rápida propagação da iniciativa, foi criada a página do Skate no Asilo no Facebook, onde todas informações, fotos, vídeos e novidades são divulgadas. Até então, mais de 500 pessoas confirmaram presença no evento, que terá um número limitado de visitantes devido ao espaço disponível. Daniel, que atua no ramo do skate em Santa Cruz do Sul há mais de 11 anos e também é integrante da Associação dos Skatistas do município, chamou cerca de 20 skatistas para participar da ação. “Vai funcionar como um campeonato, onde terão manobras e notas dos jurados, que serão os idosos, mas a ideia principal é divertir eles, trazer coisas diferentes”, comenta Daniel.

Além das performances com skate, haverá espaço para grafites, lanches e música, que ficará a cargo do DJ Fabrício. Os sons tocados serão relativos aos anos 50, 60 e 70. “Vai tocar só o que eles gostam de ouvir. O principal objetivo é trazer um dia diferente para os velhinhos”, acrescenta Daniel. Oficinas também serão oferecidas para divertir os participantes e incentivar a interação dos “vovôs” com os visitantes. Os ingressos para o evento podem ser adquiridos na loja Brasil Urbano – situada na Rua Marechal Floriano, no Centro – ou na Agência Adega de Ideias – que fica na Rua Rui A. Kaercher, número 49 – no valor de R$ 5,00.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.