Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Saúde

Movimento em Santa Cruz lembra duas décadas de luta antimanicomial

Apesar da chuva que insistia em cair nas primeiras horas da tarde desta terça-feira, dia 26, usuários, familiares e profissionais dos serviços de Saúde Mental de Santa Cruz do Sul (CAPS II, CAPS-AD III, CAPSia), foram até a Praça Getúlio Vargas para lembrar duas décadas de luta antimanicomial.

Com cartazes e panfletos defendendo a humanização, o acolhimento e a integralidade na atenção a portadores de sofrimento psíquico, apresentação de música e exposição de poemas e de trabalhos realizados nas oficinas terapêuticas – tear, horta, filtro de sonhos, tricô e outras – ministradas nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), a mobilização atraiu a atenção e os olhares de quem passou pela praça. Também a empresa Mercur apoiou a iniciativa levando para o público as oficinas de pintura e desenho e dos sentidos e expressão.

A segunda edição do DesenCAPSulando: Nós vamos invadir sua praça contou também com a participação de integrantes do Fórum Regional de Saúde Mental, que ocorreu há duas semanas, no município de Venâncio Aires. Prestigiaram as atividades grupos de Candelária e Rio Pardo. Para 2016 a ideia a fim de lembrar o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado em 18 de maio, é que a terceira edição ocorra no dia e de forma regionalizada, para mobilizar um grande número de pessoas.

Publicidade

Para T.C.C., 25 anos, diagnosticado em 2012 com esquizofrenia, o tratamento que à época iniciou no CAPS II, trouxe uma nova perspectiva de vida. Atualmente ele vai ao centro uma vez por semana para participar da oficina de rádio. Antes desconfiado e tímido, era segundo ele próprio, praticamente avesso ao convívio social. Hoje, no entanto, a realidade é bem diferente. “Antes eu chegava no CAPS e não conversava com ninguém, hoje me sinto bem mais feliz”, disse.

Ao abrir o encontro, o secretário municipal de Saúde, Henrique Hermany, fez questão de defender o movimento e parabenizar as equipes de profissionais que atuam na área da saúde mental, especialmente pelo trabalho com foco na inclusão social. “Essa é uma causa que vamos defender sempre. Independente de governos e partidos, Santa Cruz do Sul tem construído um trabalho sólido junto a pacientes que necessitam de atendimento em saúde mental e em 2014 avançamos mais ainda com a inauguração do CAPS AD III”.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.