Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz do Sul

Projeto prevê construção de reservatórios no Rio Pardinho

Santa Cruz do Sul pode ter problema de abastecimento de água e, para evitar que a cidade sofra desse mal, o Comitê Pardo busca soluções. Uma das alternativas apontada no estudo do Plano da Bacia do Rio Pardo é a construção de duas barragens no Rio Pardinho, que abastece a cidade, conforme explicou o presidente da entidade, Julio César Salecker, em entrevista à Rádio Gazeta. 

“O Rio Pardinho tem boa quantidade de água o ano todo, o problema são os meses de verão, quando cai muito a vazão, o que se precisa fazer é reservar a água do inverno, digamos assim. A construção de dois reservatórios no Rio Pardinho seria uma solução e já consta no plano da bacia hidrográfica do Rio Pardo”, contou Salecker. Segundo ele, outra alternativa, mais complicada, seria buscar bombeamento de água de outros manaciais. 

De acordo com Salecker, as barragens não seriam uma solução definitiva, mas postergariam em alguns anos a ideia de puxar água de outros mananciais. “O Cômite Pardo conseguiu fazer com que a Secretaria de Obras do Rio Grande do Sul incluísse no plano para que seja realizado um estudo das barragens ainda esse ano”, contou. A partir disto o setor terá condições de contratar uma empresa para fazer o estudo de viabilidade da obra, na segunda fase haverá o levantamento do impacto ambiental e, depois, a orçamentação para a execução do serviço. A expectativa é que implantação demandará aproximadamente cinco anos, incluindo os prazos para o licenciamento ambiental e o projeto executivo de engenharia, com recursos do Ministério da Integração Nacional, do governo do Estado e de outras fontes.

Publicidade

Desde 2006 existe o Plano da Bacia do Rio Pardo, o primeiro de forma completa aprovado no Estado. Além da construção de dois reservatórios no Rio Pardinho, outras questões importantes constam no documento, como a preservação das nascentes e da mata ciliar e conscientização para o uso da água. “Se todas as ações forem colocadas em prática juntas, diminuiriam os motivos para nos preocuparmos”, finalizou. 

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.