Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Região

Mato Leitão tenta seguir experiência de Israel

Depois de tomar conhecimento da experiência em Israel durante a viagem de estudos da comitiva regional ao país do Oriente Médio no final de abril e começo de maio, o secretário da Agricultura de Mato Leitão, Gerson Horn, coordenou visita técnica a duas propriedades rurais que possuem produção suína e de gado leiteiro no município Serafina Corrêa, no Vale do Taquari, com objetivo de verificar o sistema de biodigestor para tratamento dos dejetos. A tecnologia passou a ter atenção especial, pois há preocupação com a redução de custos com produção e questões ambientais, envolvendo utilização de esterco não curtido.

Os dejetos bovinos, suínos e efluentes industriais produzidos no município poderão gerar biogás com a instalação do biodigestor. A produção obtida no sistema poderá ser utilizada na queima de caldeiras para aquecimento dos leitões ou para gerar energia elétrica em geradores. Além de biogás, a decomposição dos dejetos bovinos e suínos gera biofertilizante.

O desenvolvimento de projetos completos através da análise do resíduo gerado até a destinação final do biogás de acordo com a necessidade do produtor evita a contaminação do solo e do lençol freático. O secretário Gerson Horn e o chefe do escritório local Emater/RS–Ascar, Claudiomiro de Oliveira, tomaram conhecimento da alternativa para a destinação dos dejetos durante a visita da comitiva da região a Afimilk, é um dos empreendimentos que garante o abastecimento com leite em Israel.

Publicidade

LEIA A MATÉRIA COMPLETA NO SITE DA GAZETA DO SUL

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.