Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Educação

Unisc completa 22 anos nesta quinta-feira

A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) comemora nesta quinta-feira, 25, 22 anos de atuação na comunidade santa-cruzense. Até 1993 a instituição era chamada de Faculdades Integradas de Santa Cruz (Fisc). Em entrevista à Rádio Gazeta na manhã de hoje a reitora, Carmen Lúcia Helfer, lembrou do dia em que a portaria foi publicada no Diário Oficial da União e a Unisc surgiu oficialmente. A comunidade acadêmica festejou com carreata e uma festa no ginásio. Desde aquela época, a reitora lembra que a paisagem do campus-sede mudou muito e a instituição foi crescendo ao longo dos anos.

Hoje a Unisc conta com 53 cursos, 16 mil alunos – entre graduação, pós, mestrado, doutorado e especializações – 620 funcionários, 670 professores, divididos em cinco campi, além de Santa Cruz, Montenegro, Capão da Canoa, Sobradinho e Venâncio Aires. Carmen Lúcia lembrou que a universidade já rompeu as fronteiras do Estado com os cursos de Ensino à Distância (EaD), estão em Cariri, no Ceará, com um mestrado na área do Direito, e até o fim do ano terão mais um braço de ensino na Amazônia. Já são 32 mil profissionais graduados pela universidade.

Para a reitora, a comunidade acadêmica só tem a comemorar olhando o passado e o presente e vislumbrando um futuro de sucesso. Ela lembra que toda a população faz parte da universidade. Eventos como o vestibular realizado no último sábado dão visibilidade a Unisc e também ao município. Cerca de 5 mil estudantes participaram do processo seletivo, eles vieram de mais de 420 cidades brasileiras diferentes. 

Publicidade

A Unisc está expandindo os espaços físicos no campus de Santa Cruz. Até o fim do ano, segundo a reitora, dois novos blocos vão ser entregues – um para a ampliação da Comunicação Social e um para o apoio à pesquisa e extensão. Em dois anos o novo centro de convivência deve estar pronto. Para Carmen Lúcia, “é normal que a universidade se transforme.” Ela não descarta a criação de novos cursos, até mesmo em um curto espaço de tempo. Mas, tudo depende de estudo e planejamento.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.