Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz do Sul

Sessão solene homenageia Corpo de Bombeiros

Uma sessão solene foi proposta pelo vereador Gerson Luís Trevisan (PSDB) para homenagear o Corpo de Bombeiros de Santa Cruz do Sul. A corporação comemorou os 50 anos de atuação no município em março e, além disso, no início de junho foram comemorados os 22 anos de atuação do Grupo de Atendimento e Emergência (GAE), mais conhecido por Anjos em Ação.

A solenidade teve a participação do tenente coronel Adriano Krukoski Ferreira, comandante do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio Grande do Sul, do tenente coronel César Eduardo Bonfanti, comandante do 6º Comando Regional de Bombeiros e do tenente coronel Coelho, representante do prefeito Telmo J. Kirst. Além disso, uma série de soldados, familiares e pessoas ligadas à corporação estiveram presentes ao Plenário da Câmara de Vereadores.

Em seu pronunciamento, o proponente da homenagem, vereador Gerson Trevisan destacou a atuação do Corpo de Bombeiros no município. Trevisan disse que a sessão solene é um reconhecimento ao trabalho da corporação em Santa Cruz. Ele fez um resgate histórico, destacando a instalação oficial em 13 de março de 1965 e, ainda os 22 anos de Grupo de Atendimento e Emergência (GAE), em 2 de junho de 2003.

Publicidade

“O GAE tem uma presença muito importante na comunidade, atuando no salvamento de vidas, numa média de quatro atendimentos diários, cerca de 1,2 mil por ano”, observou. Ele ainda ressaltou que o Corpo de Bombeiros conta atualmente com 60 homens, cinco viaturas de combate ao incêndio, uma viatura de resgate e três viaturas administrativas. Entre janeiro e maio de 2015 foram atendidos 95 casos de incêndio. “Sobretudo, a unidade do Corpo de Bombeiros de Santa Cruz é uma referência pela sua estrutura e pela sua inserção na comunidade”, citou.

O tenente coronel César Eduardo Bonfanti, comandante do 6º Comando Regional de Bombeiros, disse que a corporação iniciou com apenas 24 homens. Citou ainda a integração com a comunidade na década de 80, com a construção de um Grupamento de Incêndio no Distrito Industrial. “A guarnição de Santa Cruz do Sul sempre foi uma das mais preparadas do Rio Grande do Sul e serviu de modelo ao Estado, graças ao apoio do Poder Público e da comunidade”, observou. Ele agradeceu o apoio de todos, aos presentes, na pessoa do soldado mais antigo – já na reserva – seu Antônio Ariclides da Silva.

O comandante geral do Corpo de Bombeiros, tenente coronel Adriano Krukoski Ferreira, lembrou o protagonismo da corporação santa-cruzense, que ainda detém a maior fábrica de caminhões do Brasil que se encontra na cidade. “Lembro-me que na década de 90, enfrentávamos um incêndio num prédio de 26 andares em Porto Alegre e não tínhamos um caminhão de escadas na Capital. Foi quando recorremos a este equipamento de Santa Cruz para termos êxito na nossa operação”, citou. Ferreira ainda lembrou que atualmente existem 130 quartéis no Rio Grande do Sul, que atendem a 85% da população gaúcha.

Publicidade

A presidente Solange Finger fechou a sessão solene e lembrou que a atividade de bombeiro é mais que uma profissão e, sim, uma vocação. 

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.