Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz do Sul

Concluído projeto arquitetônico para revitalização de antiga cooperativa

A comunidade do distrito de Rio Pardinho conheceu na tarde desta quarta-feira, dia 1º, a concepção do projeto arquitetônico para revitalização do prédio histórico da antiga cooperativa da localidade, que passará a abrigar, além da subprefeitura que já funciona no local, também as atividades do Centro Integrado entre Gerações (CIEG), além de outros projetos socioesportivos e culturais, biblioteca e museu colonial.

A iniciativa está sendo viabilizada através de parceria entre o poder público municipal, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), Hotel Charrua e escritório de arquitetura Téia+Iara. Para a reforma do prédio serão investidos cerca de R$ 300 mil pela Prefeitura, enquanto o Hotel Charrua vai disponibilizar a mão de obra. Outros recursos para mobiliar o espaço serão captados junto às empresas, via Lei Rouanet, através do Comdica.

A apresentação do projeto foi feita pelas arquitetas Iara Cougo e Andreia Kessler, que atenderam o convite e de forma voluntária abraçaram a ideia. Sem alterar as características originais do antigo casarão, o espaço será melhor aproveitado e vai inclusive ressaltar aspectos da época de sua construção, como as pedras para embelezar a fachada. “Vamos retirar o reboco e deixar as pedras à vista, na parte onde hoje está a subprefeitura”, disse Andreia.

Publicidade

Também o sótão que hoje quase não é utilizado será preservado para a realização de oficinas diversas. Sanitários, área de alimentação, área social e cultural, espaço multiuso (museu e refeitório), sala de biblioteca e informática também são espaços concebidos pelas profissionais. A reforma incluirá troca de piso, renovação de pintura,m, substituição de esquadrias, renovação do telhado, melhorias nas instalações elétricas, entre outras intervenções.

Para o secretário de Saúde, Henrique Hermany, que vem conduzindo a iniciativa desde que esteve a frente da pasta de Relações Comunitárias e Esporte, a parceria é determinante no resgate de Rio Pardinho como berço cultural e histórico. “Esta é uma parceria sadia entre o poder público e a iniciativa privada que certamente servirá de modelo a tantos outras. Sonhamos grande e agora teremos um espaço ainda melhor do que pensávamos. A comunidade será a grande beneficiada, principalmente as gerações futuras”, disse.

Também estiveram presentes no ato, o prefeito Telmo Kirst, a vice-prefeita e secretária de Inclusão, Desenvolvimento Social e Habitação, Helena Hermany, acompanhada de seu esposo, o vereador Edmar Hermany, o secretário de Obras, André Scheibler, a coordenadora do CIEG, Suzane Tolotti, a gerente do Hotel Charrua, Andreia Spall, além de lideranças da comunidade. Durante o ato, crianças e adolescentes das oficinas de judô do CIEG fizeram uma apresentação e ao final cantaram músicas do repertório popular brasileiro.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.