Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz do Sul

Prefeitura começa a capacitar 45 novos agentes de saúde

A primeira leva de agentes comunitários, nomeados pela Prefeitura de Santa Cruz do Sul no primeiro edital de chamamento do concurso público para provimento de cargos na área da saúde, já está em capacitação para preenchimento das vagas nas Estratégias de Saúde da Família e nas Estratégias de Agentes Comunitários de Saúde.

O curso de treinamento introdutório iniciou nesta quinta-feira, dia 2, na sede do Cerest/Vales,e vai até a próxima quarta-feira, dia 8, em um total de 40 horas de capacitação. Os 45 futuros agentes de saúde estão recebendo qualificação para compreender os princípios e diretrizes básicas do SUS e da Estratégia de Saúde da Família, identificar os fundamentos e instrumentos do processo de organização e prática dos serviços e aprender as bases para o desenvolvimento dos trabalhos que competem ao agente.

Além daqueles que estão iniciando na atividade, também os que já atuam na profissão há mais tempo, mediante contrato de trabalho, e que foram aprovados no concurso, estão passando pelo mesmo processo de capacitação a fim de reciclar os conhecimentos e tomar posse como servidores públicos no próximo de 13 de julho. Uma apostila com o conteúdo do curso foi repassada a cada um dos nomeados e a coordenação está a cargo da coordenadora de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, enfermeira Raquel Rozeno.

Publicidade

Segundo explica Raquel, este é apenas o treinamento introdutório dos agentes para que eles possam começar a atuar em campo, mas a qualificação não se encerra nesta etapa. “Temos um cronograma de capacitação em serviço. Após esta primeira etapa, no decorrer da atividade profissional eles estarão em educação contínua”, disse. Dentre os temas que serão abordados neste curso estão o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS), políticas públicas do setor, rede de atenção básica, o papel do agente de saúde, suas atribuições, direitos e deveres, ferramentas de trabalho, aspectos da saúde da criança, da mulher, do adolescente, do adulto e do idoso, vigilância sanitária e ambiental.

A enfermeira explica que o trabalho desenvolvido pelos agentes é uma extensão dos serviços de saúde dentro das comunidades. “Por serem moradores dos locais onde atuam, fica mais fácil esses profissionais criarem o vínculo com suas comunidades”, disse. Segundo esclarece, cabe aos agentes conhecer bem o território de atuação, os problemas e as potencialidades do local, identificar áreas e situações de risco individual e coletivo, saber orientar as pessoas de acordo com as instruções da equipe e acompanhar a situação de saúde das famílias da sua microrregião.

Para o secretário municipal de Saúde, Henrique Hermany, os agentes são peças fundamentais na estrutura pública de saúde porque têm contato diário com a população assistida. Para ele a capacitação além de ser um passo importante para qualificar o trabalho dos novos servidores, é também uma demonstração de valorização profissional. “A vinda dos agentes de saúde representa um passo importante na melhora da atenção básica em nosso município”.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.