Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Região

Indústria vai reativar antiga microusina em Encruzilhada

A instalação de uma indústria de plástico reciclável permitirá que as duas turbinas da Micro Central Hidroelétrica (PCH) Moinho do Corvo voltem a gerar energia para abastecer o estabelecimento em Encruzilhada do Sul. Desativado desde meados de 1973, o complexo, construído no final dos anos 20, foi alvo de tentativas de reativação ao longo deste período. A última delas incluiu obras de recuperação, concluídas em 2001 pelo então prefeito na época, Conceição Krusser, mas somente no final de junho deste ano, com a assinatura do termo de cessão aos sócios da empresa, foi  possível garantir nova utilidade ao espaço.

A área de quatro hectares, nas proximidades da área urbana,  foi cedida pela Prefeitura em comodato por cinco anos, com a possibilidade prorrogação por igual período. Outros três hectares foram adquiridos pela empresa para a construção de um pavilhão de mil metros quadrados. As duas turbinas que integram a microusina já se encontram em uma oficina industrial no município de Nova Prata para serem recuperadas. A Plásticos Encruzilhada Ltda. vai produzir sacos de lixo, lona preta e plástico bolha. Estes produtos tem como matéria-prima plásticos de baixa densidade, como as sacolas plásticas que são distribuídas em supermercados. Garcez explica que a indústria vai absorver as seis toneladas de material desta natureza coletadas por mês pela Cooperativa Mista de Coleta e Reciclagem de Encruzilhada do Sul (Coomcreal). 

O volume, no entanto, representa apenas 10% das 60 toneladas que o estabelecimento vai precisar mensalmente. Para suprir a demanda, a empresa estuda uma parceria com as demais associações de catadores da região, o que possivemente irá envolver municípios como Rio Pardo e Santa Cruz do Sul no processo. 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.