Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Educação

Santa Cruz do Sul sedia Seminário Estadual de Apicultura

Inicia nesta quinta-feira, 23, no Auditório Central da Universidade de Santa Cruz do Sul,  o 19º Seminário Estadual de Apicultura. O evento, que segue até o próximo sábado, 25, tem como objetivo mostrar aos apicultores as diversas técnicas de manejo das colmeias, visando o aumento da produtividade, já que a atividade tem espaços para crescer no mercado. 

Durante os três dias acontecerão diversas palestras e, em paralelo ao seminário, ocorre a Exposição de Produtos Apícolas (Expoapis), máquinas e equipamentos, entre os demais utensílios que são utilizados para manejo, colheita, processamento do mel e envase. 

Durante essa manhã, foi realizada a recepção e a inscrição dos participantes. Já no período da tarde acontecerá, a partir das 14 horas, as palestras “Normatização da criação de abelhas nativas sem ferrão, esclarecimento sobre a Normativa e Identificação de espécies consideradas nativas no Rio Grande do Sul”; “Cuidados na criação de abelhas sem ferrão”; “Principais demandas para o avanço da meliponicultura” e “Apresentação de proposta de pesquisa: abelha invasora”. Após as palestras será realizada a abertura oficial do Seminário Estadual de Apicultura.

Publicidade

Para o técnico em agropecuária da Emater/RS-Ascar, Vilson Pitton, é importante discutir a apicultura para melhor explorar suas potencialidades. “Normalmente se discute a diversificação da renda da propriedade rural e a utilização do mel na alimentação familiar, mas ainda podem ser utilizadas a cera, a geleia real e a própolis, que também têm potencial para gerar renda, porém isso requer um maior conhecimento técnico de manejo, colheita e armazenamento destes produtos”, frisou.

Ainda segundo Pitton, uma atividade muito importante da apicultura é o serviço que a abelha faz na polinização das flores, atuando diretamente na produção de grãos e frutas, o que normalmente passa despercebido pela maioria das pessoas. No Estado, cerca de 80% da produção apícola é oriunda da agricultura familiar, porém a tecnificação está mais centralizada aos grandes produtores. “O grande desafio é elevar a produção por colmeia, e para que isto possa ocorrer, é de grande importância a participação dos apicultores em seminários e palestras, para que possam ter maior retorno”, ressalta Pitton.

Ao iniciar na atividade, o Pitton orienta que o produtor analise os custos iniciais da apicultura, se possui o mínimo de conhecimento, a quantidade de colmeias que vai trabalhar, onde colocar as colmeias iscas para pegar os enxames, equipamentos e utensílios necessários para o manejo. “Após esta análise, poderá providenciar o mínimo de colmeias para que possa ter um maior custo/benefício”, finaliza.

Publicidade

O 19º Seminário Estadual de Apicultura é promovido pela Emater/RS-Ascar, Associação Santacruzense de Apicultores (ASA), Unisc, Federação Apícola do RS e Confederação Brasileira de Apicultura (CBA), com apoio da Prefeitura de Santa Cruz do Sul.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.