Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Financiamento

Unisc não fará novos contratos pelo Fies

Depois de um primeiro semestre marcado pela insegurança e instabilidade na relação com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) decidiu que não oferecerá novos contratos desta modalidade a partir de agosto. A informação foi confirmada na tarde desta segunda-feira, pelo coordenador de Orçamento e Finanças da Unisc, Dorivaldo Brites de Oliveira. No entanto, para não deixar os acadêmicos sem uma opção de financiamento, a universidade vai reforçar o já existente CrediUnisc, crédito próprio da instituição, que financia 50% do valor da mensalidade. “Vamos oferecer 200 vagas para este segundo semestre, e acreditamos que a nossa demanda será contemplada neste número”, explica Brites.

Em abril, em meio a crise onde dezenas de acadêmicos não conseguiram ter acesso ao financiamento em Santa Cruz, o pró-reitor de Administração da Unisc, Jaime Laufer, havia adiantado à Gazeta que o crédito próprio era a alternativa que se desenhava para este segundo semestre. À época, centenas de acadêmicos tentavam, sem sucesso, renovar o Fies, e de 800 contratos esperados, pouco mais da metade foi contemplado.

Brites explica que, as novas regras do Fies anunciadas em junho, como o aumento na taxa de juros e na contrapartida trimestral de cada acadêmico, e a diminuição das vagas para todo Brasil, tornaram o programa pouco atrativo para a Unisc. “Fizemos uma estimativa baseada nas novas regras e, pelo que concluimos, apenas 50 acadêmicos conseguiriam ter acesso ao novo Fies. Por isso estamos reforçando a oferta do CrediUnisc, que já estava a disposição no primeiro semestre”, acrescenta.

Publicidade

OUTRAS UNIVERSIDADES FARÃO O MESMO
Além da Unisc, no âmbito regional, a Univates, em Lajeado, também confirmou que não terá novos contratos pelo Fies neste segundo semestre. Fontes ouvidas pela Gazeta afirmam ainda que outras universidades, como a PUC, localizada em Porto Alegre, e a Unisinos, localizada em São Leopoldo, também devem seguir pelo mesmo caminho nos próximos dias.

 

LEIA MATÉRIA COMPLETA NA EDIÇÃO
DA GAZETA DO SUL DESTA TERÇA-FEIRA

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.