O professor do departamento de História e Geografia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Mozart Linhares da Silva lança, no sábado, 8 de agosto, na Livraria e Cafeteria Iluminura, o livro 21 textos para discutir preconceito em sala de aula. A proposta da publicação vem ao encontro das Leis 10.639/03 e 11.645/08, que incluem no currículo oficial do ensino básico, o ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Indígena.
De acordo com as ideias levantadas pelo docente no livro, tais temáticas, por muito tempo negligenciadas no ensino brasileiro, são fundamentais para uma releitura da História do país. “Sabemos que um dos primeiros passos necessários para a construção de uma cultura de combate ao preconceito é o conhecimento. O Brasil é um país que por muitos anos viveu sob a égide da chamada ideologia da democracia racial, segundo a qual somos uma sociedade livre do preconceito e do racismo, estruturada numa lógica de harmonia social, pacífica e refratária a conflitos raciais”, explica.
A democracia racial ou a ideia de ausência de racismo no Brasil, ainda conforme o conteúdo organizado pelo autor, foi elevada a discurso oficial de Estado a partir dos anos 1930, constituindo-se como um dos elementos mais importantes daquilo que se chama de identidade nacional. “Contudo, sabemos que não apenas o racismo é um elemento historicamente presente em nossa sociedade, como também a democracia racial foi/é um mito que serviu muito mais para camuflar as hierarquias e as desigualdades sociais e raciais no país”, expõe.
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Nesse sentido, o livro traz para discussão vários temas relacionados à diferença, ao preconceito e ao racismo, com maior ênfase às questões brasileiras. A publicação é direcionada a professores e alunos do ensino médio e graduação.