Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Rede estadual

Escolas de Santa Cruz terão horário reduzido até o dia 17

Ao menos três escolas estaduais de Santa Cruz do Sul confirmaram na manhã desta terça-feira, 4, que farão horário reduzido até o próximo dia 17. São elas Escola Estadual de Ensino Médio Santa Cruz, Escola Estadual de Ensino Médio Willy Carlos Frohlich e Escola Estadual de Ensino Médio Ernesto Alves.

Na Escola Luiz Dourado a previsão é de que as aulas terminem mais cedo, nos três turnos, pelo menos até sexta-feira. Já na escola Bruno Agnes, uma reunião está marcada para a tarde de hoje, quando será decidido se a instituição também vai aderir ao movimento por mais tempo. Os demais educandários da rede estadual confirmaram carga horária menor nesta terça-feira.

O diretor regional do Cpers/Sindicato, Renato Müller exemplificou dizendo que podem ser dados turnos de 30 minutos ou um recreio com o dobro do tamanho. No horário livre os professores devem se reunir para debater a situação e sempre que possível passar aos alunos o que está acontecendo e os motivos dessas alterações na rotina escolar. “Cada escola deve ser organizar e pensar como fazer isso. O importante é que façam.”

Publicidade

A redução de horário foi aprovada durante assembleia realizada ontem entre sindicatos e associações envolvidos na protestos relativos ao parcelamento de salários dos servidores estaduais. Na segunda, conforme Müller, 13 escolas de Santa Cruz aderiram à paralisação ainda pela manhã. A adesão nas outras cidades da região também teria sido grande, com cerca de 90% das instituições de ensino estaduais paradas.

No dia 18 de agosto ocorre uma assembleia geral em Porto Alegre reunindo todos os sindicatos e associações envolvidos nas paralisações de ontem. “Vão ser 40 entidades reunidas e provavelmente centenas de milhares de pessoas. Será um momento histórico e, se não houver algum avanço, entramos em greve geral”, afirma o diretor do Cpers. Antes, já nesta quarta-feira, os professores estão convidados a participar de um ato público em Santa Maria.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.