Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Rio Grande do Sul

10º Rodeio Crioulo Estadual inicia no dia 13 de agosto em Encantado

O 10º Rodeio Crioulo Estadual do Grupo de Artes Nativas Anita Garibaldi está repleto de atrações. O evento será realizado nos dias 13, 14, 15 e 16 de agosto no Parque João Batista Marchese. No local, haverá provas campeiras, artísticas, parque de diversões e acampamento gratuito.

Uma das atrações da parte campeira, será o show de gineteadas com a Tropilha da Saudades, que existe há 30 anos. Atualmente a Tropilha é composta por 20 integrantes: quatro palanqueiros, dois amadrinhadores, dois cozinheiros e 12 ginetes. Eles realizam em torno de 30 apresentações por ano. Em Encantado, as apresentações serão de 1h30 por noite.

A gineteada sempre atrai muitos tradicionalistas. Conforme o proprietário da Tropilha da Saudade, Sérgio Flores, “a gineteada é o confronto entre a força bruta do animal e o homem, o que era realizado como esporte nas fazendas do Rio Grande do Sul nas modalidades Puro Pelo e Basto Oriental. Os índios gineteavam na modalidade Rédea Índia. E no Uruguai, Argentina, Chile e Bolívia nas modalidades Gurupa Sureña e Basto Aberto”.

Publicidade

Atividades artísticas

O GAN Anita Garibaldi sempre realiza um rodeio completo, pois contempla atividades artísticas e campeiras. A parte artística inicia oficialmente na sexta-feira, dia 14 de agosto. Às 19h ocorre a abertura oficial e às 19h30min está programada a Missa Crioula, que neste ano fará uma homenagem para as  etnias que ajudaram a construir o município de Encantado. Além disso, haverá apresentações de duas Escolas e apresentação das Anitas que integram o grupo.

No sábado a programação segue com as provas individuais e no domingo, as invernadas farão suas apresentações. “Já temos quase 50 invernadas artísticas inscritas e acreditamos que vamos chegar a 70 invernadas. Estamos muito contentes com isso. Na parte individual também já temos inscritos e sempre existe uma movimentação maior nas proximidades do rodeio”, destaca a patroa Lisandra Lucca.

Publicidade

Neste ano a invernada adulta do GAN Anita Garibaldi participou de dois Festivais internacionais na Bélgica. Foram 27 dias que ficaram na Europa.  “O Anita sempre participa de Festivais internacionais. Na Europa eles são realizados em julho e agosto, por se tratar de um período de férias. Foi um ganho imensurável para o GAN Anita Garibaldi e para cada integrante. Pudemos conviver com outra cultura e isso foi muito importante para cada um”, ressalta a patroa.

O Rodeio tem o patrocínio do Desco Supermercado, Quinta do Vale, Sabory, Agrodalla Comércio de Cereais e Ciamed Distribuidora da Medicamentos. Tem o apoio da Gaita Produtora, Estampa Gaúcha e da Dália Alimentos. Ainda tem o financiamento do Pró-Cultura RS da Secretaria de Estado da Cultura.

Confira a programação artística e campeira do evento:

Publicidade

13 de agosto (quinta-feira):

8 horas: Recepção

14 horas: Laço Individual

Publicidade

17 horas: Taça Centenário de Encantado

20 horas: Show de Gineteada com a Tropilha da Saudade

 

Publicidade

14 de agosto (sexta-feira):

8 horas: Laço individual

14 horas: Laço na modalidade capataz, patrão, vaqueano, veterano e rapaz 

16 horas: Taça Estampa Gaúcha

19 horas: abertura oficial do evento

19h30: Missa Crioula

21 horas: Show de Danças

22 horas: Show com Os Fagundes.

 

15 de agosto (sábado):

8 horas: Laco na modalidade piá, guri, prenda e pai-filho

10 horas: Laço equipe

12 horas: Almoço

14 horas: Laço duplas do rodeio

14 horas: Início das provas individuais (competições artísticas: intérprete vocal, gaitas, violão, declamação, chula, trova, dança de salão)

20 horas: Show de Gineteada

21 horas: Show Recital de Violão Pampeano

22 horas: Show baile com João Luiz Corrêa.

 

16 de agosto (domingo):

7 horas:Laço duplas de rodeio

horas: Inicio do concurso de Danças tradicionais.

11 horas: Vaca parada nas modalidades boneca, bonequinha, piazinho e piazito

12 horas: Almoço

13 horas: Provas de rédea e chasque

13h30: Show de Gineteada com Tropilha da Saudade

14h30: Final do Laço Equipe e Laço Duplas do Rodeio

15 horas: Final do laço equipe (4ª volta).

18 horas: Encerramento e entrega da premiação campeira.

20 horas: Entrega da premiação das atividades artísticas. 

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.