Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Oportunidade

Instituto Crescer Legal oferece alternativas para jovem no meio rural

O lançamento do Instituto Crescer Legal, nesta terça-feira, 4, reuniu sócios fundadores, membros da diretoria, imprensa, autoridades e representantes de entidades relacionadas à temática da região e do Estado. Durante o evento, realizado em Santa Cruz do Sul, foram apresentados os objetivos do Instituto e os principais focos de atuação. 

Segundo o diretor presidente, Iro Schünke, o Instituto vai promover, incentivar, desenvolver e apoiar ações e projetos sociais voltados a combater o trabalho de crianças e adolescentes no meio rural, por meio de ações no campo cultural, educacional, social e legal, de forma articulada com as várias instituições que atuam com os mesmos propósitos. 

“Atuamos no combate ao trabalho infantil desde 1998 e acumulamos uma grande experiência nesse sentido, bem como importantes avanços. Ao mesmo tempo, percebemos defasagens para atender os adolescentes no meio rural. A falta de educação voltada para a realidade no campo faz, cada vez mais, os jovens optarem pelas cidades e, em alguns casos, exercerem atividades na propriedade que não são permitidas pela legislação a menores de 18 anos. Esse é o tipo de cenário que o Instituto Crescer Legal quer mudar. Usaremos o passado para projetar e melhorar o futuro das crianças e adolescentes no meio rural”, explicou Schünke aos convidados.

Publicidade

Uma das primeiras ações do Instituto será o Programa de Aprendizagem Rural, cujo piloto durará aproximadamente um ano, com atividades práticas e teóricas (mínimo de 800 horas). Considerado uma novidade no campo, o programa será estruturado ainda em 2015 e o primeiro piloto, composto de quatro turmas, será promovido em diferentes municípios do Vale do Rio Pardo em 2016. O piloto servirá como base para alinhar o conteúdo e o formato do curso, visando atender a demanda por qualificação dos jovens do meio rural para administração da propriedade, a sucessão, agregar tecnologia e possibilitar a prática de forma orientada e voltada à aprendizagem. O lançamento deverá acontecer durante o IV Seminário de Aprendizagem Profissional, no dia 6 de outubro, em Santa Cruz do Sul, durante evento realizado pelo Fórum Gaúcho de Aprendizagem (FOGAP).

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.