Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Venâncio Aires

Secretaria de Educação busca acordo para iniciar obras da Emei Xangri-lá

A Secretaria Municipal de Educação de Venâncio Aires espera um acordo positivo para poder enfim iniciar as obras da nova escola municipal de educação infantil (Emei) do Bairro Xangri-lá. O contrato para a construção do educandário foi assinado ainda em maio de 2014. No entanto, conforme o secretário Émerson Elói Henrique, problemas de ordem financeira na empresa vencedora da licitação fizeram com que a obra não saísse do papel, atrapalhando os planos da pasta para diminuir o déficit de vagas na educação infantil.

Conforme o projeto original, a Emei seria construída através de um sistema denominado wall system. Por este método, as paredes consistiriam em blocos de material composto por fibra de vidro, gesso acartonado e poliestireno expandido (EPS). No entanto, diante das circunstâncias, a Secretaria de Educação busca junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) um acordo para substituir este sistema por um convencional, o que possibilitaria a habilitação de mais empresas no processo licitatório para a construção da escola infantil.

O secretário destaca que o novo modelo de construção pleiteado junto ao FNDE é de uma escola padrão Pró-Infância Tipo I. Esta metodologia possui capacidade para atender 188 alunos em turno integral, contra 120 do projeto original, com melhor aproveitamento das dimensões do terreno e da demanda da região. As tratativas foram iniciadas durante viagem de Henrique até a Bahia, em junho, quando ele representou Venâncio Aires no 15º Fórum Nacional da União dos de Dirigentes Municipais de Educação (Undime). 

Publicidade

Um dos pontos-chaves da negociação é o aumento da verba disponibilizada para tirar o projeto do papel. “O Governo Federal empenhou R$ 1,5 milhão para esta obra, mas a construção de uma escola como pretendemos demandaria investimento de R$ 1,8 milhão”, explica o secretário. O terreno reservado para receber a obra está localizado na rua Albino Fiss, com área total de 3.763,15 metros quadrados.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.