Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz do Sul

Cavaleiros saem em busca da Chama Crioula nesta quinta

Um longo trajeto será percorrido por um grupo dos Cavaleiros da Integração que sairá de Santa Cruz do Sul na manhã desta quinta-feira, 13, para buscar a Chama Crioula. O destino será Chuí, no extremo Sul do Estado, onde, no próximo dia 15, ocorrerá o acendimento oficial da centelha, que será distribuída para 30 Regiões Tradicionalistas.

Conforme o coordenador da entidade local, Paulo José da Rocha Machado, 12 cavaleiros participarão da cavalgada. Além deles, outras seis pessoas viajarão em dois carros, um ônibus e dois caminhões, para apoiar o grupo, que passará por nove municípios gaúchos, em um total de 627 quilômetros.

Na bagagem, apenas o necessário. “Levamos alimentos de fácil preparação, roupas, medicamentos e objetos essenciais. Não temos o mesmo conforto de quando estamos parados”. A previsão de mau tempo nas próximas semanas não assusta o tradicionalista. “Todo pessoal que sai sabe que vai enfrentar chuva e outras adversidades”, comenta.

Publicidade

Para Machado, um dos desafios é manter o grupo unido durante todo o percurso. “É preciso ter controle emocional, disciplina e bom senso ao participar da cavalgada. Não é fácil deixar a família e o emprego por todos esses dias. Os problemas não deixam de acontecer quando o pessoal está longe e, muitas vezes, eles são resolvidos pelo telefone mesmo”.  

Apesar de considerar um passeio, o coordenador dos Cavaleiros da Integração lembra que o grupo tem responsabilidades. “Durante a viagem, representamos Santa Cruz, o Estado e as entidades tradicionalistas. Por isso, também, acho tão necessário manter os costumes e as tradições, deixando um rastro de camaradagem por onde passarmos”, salienta.

De acordo com Paulo, com a saída às 8 horas desta quinta, os cavaleiros pretendem chegar  em Chuí durante a noite. Apenas no dia 16, domingo, iniciarão a cavalgada até Santa Vitória do Palmar, onde farão uma parada para descanso. Depois, ainda passarão por Rio Grande, Arroio Grande, Pedro Osório, Cerrito, Canguçu, Encruzilhada do Sul, Pantano Grande e Rio Pardo, até a chegada ao Parque de Eventos, em Santa Cruz do Sul, prevista para o dia 3 de setembro.

Publicidade

“Em outros anos, costumávamos retornar ao município mais próximo da data de abertura da Semana Farroupilha. Este ano, porém, como o grupo queria participar da solenidade de acendimento e a distância entre o local que vai acontecer é maior, vamos chegar em Santa Cruz bem mais cedo. Então, até o dia 12 de setembro, a Chama Crioula ficará guardada por tradicionalistas no Parque de Eventos. Na manhã do dia 12, os Cavaleiros da Integração levarão a centelha ao Parque da Oktoberfest, onde será aberta a Semana Farroupilha”, contou Machado.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.