Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Região

Prefeitura de Santa Cruz lança Projeto Saúde em Ação

“A vida é melhor com prevenção”. Com esse slogan a Prefeitura de Santa Cruz do Sul, através da Secretaria Municipal de Saúde, está lançando o Projeto Saúde em Ação. A iniciativa consiste na realização de feiras itinerantes que vão levar à população dos bairros e do interior diversos serviços de saúde com foco na prevenção.

A primeira edição ocorre no próximo sábado, dia 15, no bairro Faxinal. A partir das 8h30min, diversas tendas, montadas pelo 7º Batalhão de Infantaria Blindado, estarão espalhadas ao longo da rua Candelária. Dentre os serviços que estarão acessíveis para a população neste dia, destaque para a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite, com participação do mascote Zé Gotinha, e multivacinação para atualização da caderneta.

O coroamento desta primeira edição será às 11h, quando o prefeito Telmo Kirst inaugura a nova Estratégia de Saúde da Família (ESF) Faxinal Menino Deus. O prédio, com cerca de 250 metros quadrados, foi erguido na esquina das ruas Dona Carlota e Candelária.

Publicidade

Programação – Quem comparecer à feira itinerante no sábado pela manhã poderá aproveitar a oportunidade para atualizar o Cartão SUS, verificar a pressão arterial, buscar informações sobre ações de prevenção e combate à dengue, aprender mais sobre o uso racional de medicamentos, realizar coleta de HGT (hemoglicoteste), saber mais sobre HIV, hepatites e tuberculose e receber orientações de enfermagem.

Neste dia os pais devem ficar atentos e levar as crianças menores de cinco anos para receber mais uma dose da vacina contra a pólio. Um estande da Saúde Bucal estará orientando sobre os cuidados com a dentição dos pequenos e profissionais dos programas Primeira Infância Melhor (PIM) e Bem-Me-Quer estarão realizando uma oficina infantil de contação de estórias. Também haverá atividades com as crianças e orientações para as famílias sobre desenvolvimento infantil e puericultura.

Na programação, uma atenção especial vai para o público infantil que, além dos diversos serviços de saúde, terá a sua disposição algumas opções de brinquedos infláveis. E para animar a garotada até um simpático mosquito da dengue foi incluído nas atrações da feira. Em um dos muitos estandes haverá espaço também para o artesanato local. “Estamos levando um leque de serviços de saúde para mais perto da população porque acreditamos na prevenção e na orientação como o melhor caminho para elevar a qualidade de vida da nossa população”, defendeu o secretário municipal de Saúde, Henrique Hermany.

Publicidade

Antes de se dirigir ao local do evento, é bom dar uma revisada nos armários de casa e recolher aqueles medicamentos que estão com a data de validade vencida. Essas substâncias, quando depositadas no lixo doméstico, podem vir a contaminar o solo dos aterros sanitários.

A Feira Itinerante do Faxinal é uma realização da Secretaria Municipal de Saúde, com apoio do Hospital Ana Nery, banco de sangue do Hospital Santa Cruz e Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (AAPECAN). Estarão presentes a Ouvidoria da SMS, Farmácia Municipal, Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), Cemas, Ambulatório do Idoso, Vigilância em Saúde, Programa Municipal de Controle de Tuberculose e Hepatites, Saúde Bucal, Capsia, Caps AD, Caps II e Serviço de Nutrição.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.