Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Independência

Venâncio Aires recebe centelha do Fogo Simbólico da Pátria

A chegada do Fogo Simbólico a Venâncio Aires, na tarde desta sexta-feira, 21, deu início às comemorações da Semana da Independência no município. A centelha foi trazida por integrantes dos Correios e Corpo de Bombeiros até a Praça Henrique Bender, onde um ato solene marcou o acendimento da pira da Pátria pelo prefeito Airton Artus .

A cerimônia contou com a presença de autoridades dos poderes Executivo e Legislativo, além de líderes comunitários e alunos de escolas públicas e particulares do município. Nos pronunciamentos, destaque para os temas escolhidos a nível nacional, estadual e municipal. No Brasil, a Semana da Pátria refletirá sobre a Amazônia e homenageará o sesquicentenário de nascimento do poeta Olavo Bilac. Já em Venâncio Aires, o tema das programações é “Por uma Pátria de paz e solidariedade”, onde o homenageado principal é Cônego Albino Juchem, cuja morte completa cinco décadas neste ano.

Durante a solenidade, o secretário de Educação, Emerson Henrique, agradeceu o envolvimento dos profissionais das escolas, Corpo de Bombeiros e toda a comissão que contribui para a organização da programação. O secretário lembrou ainda os homenageados de cada instituição e clube de serviço e as ações solidárias que marcarão a Semana da Pátria em Venâncio Aires.

Publicidade

Para o prefeito Airton Artus, no momento de crise política que vive o país, é preciso refletir sobre o sentido de patriotismo e sobre os direitos e deveres de cada cidadão. “Será que estamos fazendo a nossa parte? Será que estamos agindo em prol do coletivo”, questiona. O prefeito também salientou as programações do mês de setembro, que reverenciam o nacionalismo e o gauchismo, exaltando o orgulho das nossas origens.   

Após o ato de recepção ao Fogo Simbólico, a corporação dos Bombeiros abrigará a centelha até a abertura oficial da Semana da Pátria, no dia 1º de setembro, às 8h30, na Travessa São Sebastião Mártir. Até o dia 7, segue intensa programação preparada pela Secretaria Municipal da Educação na sede dos três poderes e nas escolas-polo. O desfile do Dia da Independência acontece no dia 6 de setembro em Vila Mariante e no feriado do dia 7, a partir das 8 horas, em Venâncio Aires.

PROGRAMAÇÃO OFICIAL – SEMANA DA PÁTRIA 2015:

Publicidade

DIA: 01/09/2015 – Terça-feira

Evento: Abertura Oficial da Semana da Pátria 2015, com a presença de autoridades e homenageados

*Apresentação da Ação Solidária realizada pelas Escolas, Clubes de Serviço e Instituições

Publicidade

*Exposição de todos os desenhos do concurso para o layout do folder da Semana da Pátria 2015

Local: Praça Coronel Thomaz Pereira e/ou no Ginásio do Colégio Bom Jesus (em caso de chuva)

Horário: 8h30

Publicidade

Recepção ao Fogo Simbólico e Hora Cívica: escola Cônego Albino Juchem

Horário: 15 horas

Escolas convidadas: Colégio Bom Jesus Nossa Senhora Aparecida, Colégio Gaspar Silveira Martins, EMEF Odila Rosa Scherer, PARESP, Centro Social Infanto Juvenil, Colégio Prof. José de Oliveira Castilhos, APAE, EMEF Benno Breunig, EMEF São Judas Tadeu, EEEM Sebastião Jubal Junqueira e EEEF Prof.ª Leontina.

Publicidade

 

DIA: 02/09/2015 – Quarta-feira

Recepção ao Fogo Simbólico e Hora Cívica: Escola Estadual Mariante

Horário: 8h30

Escolas Convidadas: EMEF Coronel Thomaz Pereira, EMEF Bento Gonçalves, EMEF  Dom Pedro I, EMEF Rosina Schauenberg, EMEF Cristino Goulart da Silva, EMEF Nossa Senhora de Fátima, EMEF Rui Ramos e EEEF Arthur Emilius Mylius.

Recepção ao Fogo Simbólico e Hora Cívica: Fórum de Venâncio Aires

Horário: 15 horas

Escolas Convidadas: EEEM Crescer, EEEF João Pádua da Rosa, EMEF Otto Gustavo Daniel Brands, EEEF 11 de Maio, EEEF Brígida do Nascimento, Centro Social Urbano Raio de Luz e EMEF José Duarte de Macedo.

 

DIA: 03/09/2015 – Quinta-feira

Recepção ao Fogo Simbólico e Hora Cívica: Prefeitura Municipal

Horário: 8h30

Escolas Convidadas: EMEF Dois Irmãos, EEEF Zilda de Brito Pereira, EEEF Pedro Benno Bohn, EEEM Wolfram Metzler, EMEF Cidade Nova, EMEF Alfredo Scherer, EMEF Dom Pedro II e EEEF Cristiano Bencke.

Recepção ao Fogo Simbólico e Hora Cívica: Escola Estadual São Luiz

Horário: 14h30

Escolas Convidadas: EEEF Professora Helena Bohn, EMEF Gabriela Mistral, EEEF Leo João Frohlich, EEEF Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e EEEF 25 de julho.

 

DIA: 04/09/2015 – Sexta-feira

Recepção ao Fogo Simbólico e Hora Cívica: Escola Municipal de Educação Infantil Arco-Íris (ginásio da escola Dois Irmãos)

Horário: 8h30

Escolas Convidadas: todas as escolas de Educação Infantil (públicas e privadas)

Recepção ao Fogo Simbólico e Hora Cívica: Câmara de Vereadores

Horário: 19h30

Escolas convidadas: EEEM Monte das Tabocas (EJA), EMEF Dois Irmãos (EJA), EMEF José Duarte de Macedo (EJA), EEEB Cônego Albino Juchem (EJA), IF-Sul (alunos do noturno) e EEEM Frida Reckziegel (alunos do noturno).

 

DIA: 05/09/2015 – Sábado

Evento: Pedágio cívico/Beneficente

Realização: Lions Clube Venâncio Aires e Melvin Jones

Local: Supermercados e no Largo do Chimarrão

Horário: 8h30 às 12 horas

 

DIA: 06/09/2015 – Domingo

Evento: Desfile Cívico

Local: Vila Mariante

Horário: 9 horas

 

DIA: 07/09/2015 – Segunda-feira (feriado nacional)

Evento: Desfile Cívico com a temática: “Por uma Pátria de paz e solidariedade”

Local: Rua Osvaldo Aranha

Horário: 8 horas

Guarda do Fogo Simbólico: Palanque Oficial até o final do desfile

Homenageado em nível municipal: cônego Albino Juchem e homenageados a critério de cada escola/entidade/instituição participante do desfile

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.