Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz do Sul

Aumento no número de pombos é motivo de preocupação

Quem costuma transitar pela Praça Getúlio Vargas já deve ter percebido o aumento no número de pombos que se concentram pelo local. À primeira vista, as aves parecem inofensivas, no entanto, especialistas alertam para o risco de transmissão de doenças. Segundo a bióloga da Prefeitura, Daiane Gaiger, a concentração de aves preocupa, já que podem ser responsáveis pela propagação da males como criptococose e histoplasmose. 
 
Daiane explica que, para que a Secretária de Meio Ambiente realize ações para conter a proliferação dos pombos, é necessário que a população formalize queixas. Segundo ela, o desequilíbrio não acontece somente com esta espécie. O número de pombas rolas e pardais também está aumentando significativamente. A consequência, como Daiane ressalta, é a perda de diversidade de animais. 

Para tentar conter a proliferação dos pombos, é importante que a população colabore e, para isso, não alimente as aves.”A gente entende o carinho da população, mas é importante que os animais busquem seu próprio alimento. As aves devem procurar sua comida, caso não tenham esse trabalho, passam a se reproduzir mais”, explica. Além disso, produtos ingeridos pelos humanos são um risco para as aves, que passam a acumular gordura no fígado. 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.