Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Meio Ambiente

Mais segurança para a vida silvestre

Uma causa nobre deixou o trânsito da Avenida Melvin Jones interrompido na manhã dessa sexta-feira. Em uma operação conjunta, bombeiros, ambientalistas e servidores da Prefeitura de Santa Cruz do Sul instalaram dois passadores de fauna no local. As estruturas feitas com cordas e canos de PVC são semelhantes a passarelas suspensas sobre a via. A expectativa é que elas sejam utilizadas pelos animais para cruzarem de um lado para o outro das matas.

Conforme o professor de Biologia da Unisc, Jair Putzke, naquela região já ocorreram atropelamentos, especialmente de macacos, o que justifica a instalação dos passadores. O trecho escolhido compreende os primeiros 200 metros da avenida, que dá acesso à sede campestre do Clube União. “Agora a tendência é que os animais se acostumem com a estrutura aérea”, explica. Assim como da primeira vez, serão disponibilizados alimentos para isca, como sementes e frutas. O objetivo também é plantar trepadeiras que cubram o passador com vegetação.

A instalação do sistema, custeado pela Prefeitura, foi feita com o suporte do sargento Ferreira e dos soldados Eder e Ballin, do Corpo de Bombeiros, que chegaram às copas das árvores com ajuda de uma autoescada mecânica. “Estamos trabalhando a partir dos resultados que obtivemos com o primeiro passador instalado no Acesso Grasel, que foi monitorado por quase dois meses. Nesse período, já observamos que há muito mais micos do lado de baixo”, reforça.

Publicidade

Conforme Putzke, os passadores da Avenida Melvin Jones também serão monitorados para analisar sua eficácia e fazer possíveis alterações, caso seja necessário. Pela experiência anterior, destaca que a expectativa é que sejam facilmente assimilados pelos grupos, que compreendem entre 20 a 47 animais. “Todos os arborícolas são muito inteligentes em função do ambiente em que se encontram. Logo vão perceber esse conjunto de estruturas como seguras.” A expectativa é de que sejam instalados mais cinco passadores nos arredores do Cinturão Verde.

O secretário de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade de Santa Cruz, Raul Fritsch, destaca que as parcerias em favor da preservação ambiental deveriam ter acontecido há mais tempo, o que evitaria muitos prejuízos ao longo dos anos. “Recebemos quase que semanalmente animais feridos na secretaria. Hoje é cada vez mais necessário que busquemos o equilíbrio entre o ser humano, a flora e a fauna. Nós somos os invasores e precisamos tentar adequar os ambientes para que haja mais equilíbrio”, defende.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.