Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Inovação

Software desenvolvido na Unisc é utilizado em todo o Brasil

O monitoramento e a avaliação da qualidade das águas são fatores primordiais para a adequada gestão dos recursos hídricos, uma vez que permite a caracterização e a análise de tendências essenciais para várias atividades de gestão. Empresas públicas e privadas, prefeituras e órgãos governamentais necessitam de ferramentas que os auxiliem a gerir os recursos hídricos a partir de uma análise da qualidade da água. Especialistas na área da Biologia ou Química, por exemplo, precisam estudar os arroios e rios da região, para comparar a qualidade da água destes corpos hídricos com os distintos usos que a população faz dela, como consumo humano, balneabilidade, irrigação de hortaliças, etc.

Pensando nisso, os professores Adilson Ben da Costa e Eduardo Alexis Lobo Alcayaga, do Departamento de Biologia e Farmácia e dos Programas de Mestrado em Sistemas e Processos Industriais e Mestrado em Tecnologia Ambiental, respectivamente, juntamente com o professor Ederson Luis Posselt, desenvolveram um software que mede os índices de qualidade da água, o IQAData. O software permite converter resultados quantitativos de diferentes variáveis físicas, químicas e microbiológicas (medidas em um recurso hídrico) em uma nota de qualidade que varia de zero (pior nota) a 100 (melhor nota). Por meio de um sistema de tabelas e planilhas, é possível cadastrar pesquisas e amostras, inserir todas as variáveis do estudo e até comparar as coletas realizadas.

A primeira versão do IQAData foi lançada em 2010. De lá para cá, mais de 2 mil pessoas fizeram download da ferramenta. De norte a sul do país, o IQAData é a referência em análise dos índices de qualidade de água. “Só nesse mês tivemos registro de pessoas baixando (o software) no Paraná, Piauí, Pará, São Paulo, e em diversos outros estados do País”, relata Costa. 

Publicidade

Os pesquisadores já criaram uma nova versão do software, o IQAData 2015. Nela, além do idioma original em português, o software se apresenta em três outros idiomas distintos, que podem ser selecionados pelo usuário: Inglês, Espanhol e Alemão.  

NITT registra versão 2015 do software

O Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (Nitt), setor da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) responsável pela gestão da propriedade intelectual da Instituição e pela transferência de tecnologias advindas de atividades institucionais, acaba de fazer o Registro de Programa de Computador do IQAData 2015, junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Publicidade

Onde baixar

O download da ferramenta pode ser feito pelo site da Unisc: http://unisc.br/portal/pt/cursos/mestrado/mestrado-em-sistemas-e-processos-industriais/softwares-para-download/iqadata.html

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.