Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Venâncio Aires

Chegada de centelha da chama crioula inaugura programação farroupilha

A chegada da primeira centelha da chama crioula a Venâncio Aires marcou a abertura da série de programações alusivas à Semana Farroupilha no município. O ato ocorreu em frente ao bochódromo do Parque Municipal do Chimarrão, na última sexta-feira, 28, dia em que cavalarianos da 24ª Região Tradicionalista (RT) gaúcha chegaram após viagem desde Chuí, onde a chama foi acesa no último dia 15. A cerimônia reuniu autoridades e tradicionalistas da Capital Nacional do Chimarrão e demais municípios da 24ª RT, que abrange 34 cidades.

O coordenador da região tradicionalista, Dalmo Inácio Mayer, frisou que o ato estava programado para ocorrer no centro da cidade. No entanto, a preocupação com a saúde dos animais, sobretudo após o registro de casos de mormo no interior do Estado, motivou a organização reduzir o percurso e transferir a entrega da centelha para o Parque. Apesar disso, as atividades com cavalos da Semana Farroupilha estão confirmadas, mediante apresentação de exame para atestar que o animal está livre da doença.

Nesta quinta-feira, 3 de setembro, a centelha que está sendo trazida em cavalgada do CTG Erva Mate chega ao município, dando continuidade aos festejos. A mesma será apresentada ao público em cerimônia no Colégio Gaspar Silveira Martins, a partir ads 14h30min. A programação segue no fim de semana, quando o Parque do Chimarrão recebe concurso de prendas e peões da Associação Tradicionalista de Venâncio Aires (ATVA), festa campeira do piquete Parceria Campeira e a entrega das centelhas ao prefeito Airton Artus.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.