Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Crise

Prefeitura de Candelária anuncia demissões

A exemplo do que está acontecendo com as demais esferas públicas, a maioria dos municípios brasileiros está enfrentando uma crise financeira de graves proporções. Em Candelária, a situação não é diferente e, por conta dessa realidade de acentuadas dificuldades, o prefeito Paulo Butzge anunciou ontem a exoneração de quatro secretários municipais e outros 12 cargos em comissão (CC).

O chefe do Executivo municipal disse que esta é uma medida que não gostaria de adotar, uma vez que afeta famílias. “Mas, infelizmente, não há outra saída”, salientou. O prefeito lembrou que a administração já está executando um conjunto de ações buscando o equilíbrio financeiro e orçamentário do município desde o início do ano. Neste sentido, através do Decreto Executivo nº 1.034, em 29 de maio de 2015, foi criada a Comissão de Acompanhamento e Avaliação Orçamentária, cujos membros foram designados através de portaria.

A referida comissão, ainda de acordo com o prefeito, sugeriu medidas de contenção que foram implementadas e geraram índices satisfatórios de economia. Recentemente, porém, a mesma comissão realizou um estudo no qual projetou, mesmo considerando a economia resultante das ações já implantadas, um déficit financeiro de cerca de R$ 300 mil até o final do ano, caso fossem mantidas as médias de despesas e de receitas. Diante dessa situação, a própria comissão recomendou ao prefeito a necessidade de realizar um corte de pessoal para buscar o equilíbrio financeiro do exercício.
 
A necessidade de enxugamento profundo levou o prefeito a optar pela exoneração de quatro titulares de secretarias. Para tanto, ele diz que levou em conta um critério essencialmente técnico, considerando a necessidade dos secretários remanescentes acumularem pastas. Para ilustrar o caráter impessoal das escolhas, o chefe do Executivo lembrou que os secretários exonerados incluem a primeira-dama. “Tive que cortar na própria carne”, enfatizou. Assim, serão exonerados, a partir de 8 de setembro, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Danilo Lopes, o secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Orlando Kochenborger, o secretário de Finanças, Ênio Rohde, e a secretária de Assistência Social, Gabriela Butzge. Conforme o prefeito, o conjunto de exonerações irá gerar, segundo levantamento da área de contabilidade da Prefeitura, uma economia, até o final do ano, próxima dos R$ 300 mil. O prefeito Paulo Butzge não descarta a necessidade de implementar ainda outras medidas adicionais para garantir o fechamento positivo das contas do exercício.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.