Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Expointer

Menina ginete representa Santa Cruz no Freio de Ouro

A brincadeira preferida da menina Luiza Caroline Lopes não envolve bonecas. A santa-cruzense, de apenas 11 anos, adora estar entre os cavalos no Centro de Treinamentos do pai, o domador Charles Lopes, de quem herdou a paixão pelos equinos. A partir desta quinta-feira, a pequena ginete demonstrará todas as suas habilidades em sua primeira competição oficial: o Freio de Ouro Jovem 2015, que acontece durante a 38ª Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. A classificação para a prova aconteceu no final de maio, em Rio Pardo.

Durante o evento, Luiza irá competir na categoria infantil feminino com outras sete meninas. Quinta colocada no ranking da final, ela monta a égua Candidata 13 Reverência, que ganhou de presente da família há dois anos, no Dia das Crianças. Para que ginete e animal estejam em plena sintonia durante a disputa, os dias têm sido de intenso trabalho na propriedade, em Cerro Alegre Baixo. “Treinamos duas vezes por dia, aproximadamente 40 minutos de cada vez”, conta. O cavalo também tem tratamento diferenciado, com acompanhamento veterinário.

Conforme o pai da jovem competidora, na prova funcional as exigências são praticamente iguais à categoria adulto do Freio de Ouro, com algumas exceções para preservar a segurança dos participantes. Eles não realizam a chamada pechada* na mangueira, e a paleteada é feita sem bovinos. 

Publicidade

LEIA A MATÉRIA COMPLETA NA GAZETA DO SUL DESTA QUARTA-FEIRA

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.