Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Educação

Seminário internacional discute desenvolvimento das regiões

Ocorre nos dias 9, 10 e 11 de setembro, na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), o 7º Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Regional, tendo como tema Globalização em tempos de regionalização – repercussões no território. O evento, que reúne cerca de 300 estudantes, profissionais, professores e pesquisadores de pós-graduação do país e do exterior, busca disseminar os conhecimentos produzidos na área do Desenvolvimento Regional, debater e analisar o processo de globalização e suas consequências nos territórios, promover a integração e a troca de experiências entre os pesquisadores. A promoção é do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Unisc (PPGDR).

A conferência de abertura terá a palestra do pesquisador Bernard Pecqueur, da Université de Grenoble, da França, que discute a globalização e a repercussão nos territórios. Pequeur é economista e teórico francês que estuda o desenvolvimento regional e tem vários livros publicados. Também participam de mesas-redondas durante os três dias de  programação: Rafael Echeverri Perico, do Programa Iberoamericano de Cooperación en Gestión Territorial (México), Sara Alexandre Domingues Araújo, da Universidade de Coimbra (Portugal), Domingos Fernando da Cunha Santos, do Instituto Politécnico de Castelo Branco (Portugal), Jorge Luis Hernández, da Universidad de Rio Cuarto (Argentina), Ronaldo Coutinho Garcia (Ipea), Rogério Leandro Lima da Silveira e Virginia Etges, ambos pesquisadores da Unisc.

Segundo a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Unisc (PPGDR), Virginia Etges, o Seminário não se limita às discussões sobre o Vale do Rio Pardo, mas aos processos de regionalização e à construção de projetos políticos de desenvolvimento regional em diferentes escalas. “ É uma oportunidade de debater, analisar e disseminar o conhecimento sobre o desenvolvimento das regiões”, complementa a professora. O Seminário acontece a cada dois anos e traz para a Unisc pesquisadores sobre o Desenvolvimento Regional do Brasil e do Exterior.

Publicidade

Além de palestras e mesas-redondas, haverá também apresentações de trabalhos durante a programação do evento. Os cerca de 250 participantes vêm de diversas regiões do país. A programação completa está disponível no site www.unisc.br/site/sidr/pages/programacao.html.

O PPGDR da Unisc completou no ano passado 20 anos com mestrado e doutorado pioneiros no país na área de Desenvolvimento Regional.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.