Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Desenvolvimento

Unidade de Beneficiamento de Sementes é inaugurada em Encruzilhada

Mais de 18 mil famílias de agricultores familiares do Rio Grande Sul serão favorecidas com a Unidade de Beneficiamento de Sementes Crioulas instalada no município de Encruzilhada do Sul, a 170 quilômetros de Porto Alegre. O ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, participou da inauguração do equipamento nesta quinta-feira, 3. “Lembrei de quando era criança, lá na roça no norte de Minas, a gente separava as sementes com as mãos.  Ao ver essa unidade, fiquei com o coração aquecido e com a certeza de que vamos continuar contribuindo com a agroecologia e com a produção de sementes saudáveis para todo o País”, relatou.

A unidade, que tem capacidade de processar 400 toneladas de sementes por ano, é fruto da parceria entre a sociedade civil, governo e empresas públicas. Os recursos, R$ 2,5 milhões, são da Petrobrás e do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf – Agroindústria).  A área onde a unidade foi instalada foi cedida pela prefeitura municipal.

O beneficiamento das sementes consiste na secagem, classificação, teste de germinação, tratamento para controle de insetos e fungos e distribuição – todo o processo é feito sem nenhum tipo de modificação genética. Na embalagem dos grãos, uma frase que sintetiza a iniciativa: “Sementes, patrimônio dos povos, a serviço da humanidade”. Segundo Patrus, as sementes crioulas ligam a agricultura familiar à história do Brasil. “Elas são produzidas e trabalhadas pelos próprios agricultores familiares”, disse o ministro.

Publicidade

Em seu discurso, para uma plateia formada por centenas de agricultores familiares e assentados, Patrus também ressaltou algumas conquistas brasileiras dos últimos anos, como a saída do Brasil do Mapa da Fome da Organização das Nações Unidas (ONU), em 20014, e o acesso dos moradores rurais a serviços básicos, como água, luz e infraestrutura.

LEIA MAIS NA GAZETA DO SUL
DESTA SEXTA-FEIRA

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.