Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Encruzilhada do Sul

Empreendimento valoriza sementes crioulas

Com capacidade de processamento de 400 toneladas por ano, a Unidade de Beneficiamento de Sementes Crioulas de Encruzilhada do Sul entrou em operação oficialmente na manhã de ontem, com a expectativa de envolver mais de 18 mil famílias de agricultores familiares no Rio Grande do Sul. A inauguração do complexo, administrado pela Cooperativa dos Fumicultores do Brasil Ltda (Cooperfumos), teve a participação do ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, e incentivará a produção, em maior escala, de grãos como milho, feijão e pastagens tradicionais, que não passaram por processos de melhoramento genético, entre os agricultores familiares. 

O investimento na construção do prédio e compra do equipamento atingiu R$ 1,8 milhão. Metade do valor foi obtido por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), via Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para a construção do prédio. A outra parte teve o apoio da Petrobras, através da área de Responsabilidade Social, para a aquisição do maquinário. O dirigente da Cooperfumos, José Gilberto de Oliveira Tuhtenhagen, explica que metade do valor total obtido dos órgãos federais foi a fundo perdido e a outra parte por meio de financiamento com subsídios, com três anos de carência e dez anos para o pagamento. 

A instalação da unidade ainda teve o apoio da Prefeitura de Encruzilhada do Sul, que cedeu à Cooperfumos a área de 5,7 hectares. A prefeita Laíse Souza ressaltou a importância do empreendimento para a geração de renda e trabalho na agricultura. Além disso, destacou que o projeto contribuirá para a permanência dos produtores rurais no campo. A estrutura de beneficiamento apresenta balança, moega, equipamento de pré-limpeza, dois secadores, mesas decimétricas para a classificação das sementes e ensacadeira. O processo ainda inclui teste de germinação, tratamento para controle de insetos e fungos e distribuição – tudo sem nenhum tipo de modificação genética. 

Publicidade

Esta semana houve a distribuição do primeiro lote com aproximadamente 60 toneladas de sementes de milho e feijão para o plantio em área de quilombos e por pequenos produtores do Estado. Durante a solenidade de inauguração de ontem, o ministro e representantes dos outros órgãos parceiros da unidade de Encruzilhada do Sul fizeram a entrega simbólica dos produtos a dois agricultores.

LEIA A MATÉRIA COMPLETA DA GAZETA DO SUL DESTA SEXTA-FEIRA

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.