Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Meio Ambiente

Alunos da Unisc retiram mais de mil litros de óleo do meio ambiente

Mais de mil litros de óleo de cozinha saturado retirados do meio ambiente. Esse foi o resultado da campanha educacional de incentivo à geração de bioenergia, através da doação de óleo de cozinha usado, lançada pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). A ação foi desenvolvida pela Pró-Reitoria de Graduação e pela Comissão de Recepção aos Novos Estudantes, no sentido de criar alternativas para abolir os trotes violentos e constrangedores dentro e fora da Universidade, pois a Instituição entende que os estudantes não devem ser submetidos a situações humilhantes.

Ao todo, participaram 16 cursos de graduação, envolvendo centenas de estudantes. O óleo coletado vai beneficiar entidades como o Hospital Ana Nery, a Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (Efasc), a Escola de Educação Básica Educar-se, a EMEF Dona Leopoldina, a EMEF Luiz Schroeder, a EMEF Willy Carlos Froehlich e a EMEF Harmonia.

A equipe vencedora por quantidade absoluta de doações foi do curso de Gastronomia, que repassou 336 litros de óleo de cozinha saturado para a EMEF Harmonia, do bairro Santa Vitória. Já a equipe vencedora por média de doações foi do curso de Engenharia Mecânica, que beneficiou a EMEF Luiz Schroeder, do bairro Universitário, com 212 litros de óleo.
Conforme a vice-diretora da EMEF Harmonia, Tatiane Roesch, atitudes de sustentabilidade como essa são benéficas em todos os sentidos. “Trata-se de uma ação importante tanto do ponto de vista ambiental, quanto social e também econômico, pois todo o óleo recebido será revertido em material para uso da escola, que hoje conta com 670 alunos”, comentou.

Publicidade

Já a estudante da 8ª série do educandário, Mônica dos Santos, 14 anos, considera que uma atividade como essa, de um modo geral, revela a noção de sustentabilidade e de consciência ambiental. “Futuramente, vamos levar daqui da escola esses ensinamentos tão essenciais. Então, atitudes como essa despertam na gente uma consciência social e também ambiental”, afirmou.

Segundo a vice-diretora da EMEF Luiz Schroeder, Carla Fraga, a ação demonstra uma mudança na filosofia de ingresso na Universidade e trará benefícios aos alunos do educandário. “Fazemos sempre esse recolhimento na escola, temos uma coleta permanente de latas e de óleo saturado trazidos pela comunidade. Possivelmente, essa arrecadação de óleo será revertida para a ampliação do acervo de livros infantis da nossa biblioteca”, salientou.

Para o pró-reitor de Graduação da Unisc, Elenor Schneider, mais uma vez a Unisc alcançou seu objetivo de acolher de forma digna seus novos estudantes. “As campanhas educacionais vêm contribuir para a sensibilização e formação, valores que perduram para sempre. A ação de entrada de calouros do 2º semestre aponta para a necessidade de todos se preocuparem com o meio ambiente, para torná-lo, de fato, em espaço de viver em harmonia com a grande casa que acolhe cada ser vivo que nele se abriga”, observou.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.