Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Região

Palestra marca comemoração dos 10 anos da Itunisc

Para dar início às comemorações dos 10 anos de atuação em Santa Cruz do Sul, a Incubadora Tecnológica da Unisc (Itunisc) promoveu uma palestra na tarde desta quinta-feira, dia 8, sobre o tema Incubadora Empresarial do Centro de Biotecnologia da Ufrgs (IECBiot): 23 anos apoiando o empreendedorismo, ministrada pela gerente da IECBiot, Vivian Mutti Corrêa Ferreira da Silva. O evento, realizado na sala 5328, bloco 53 da Universidade, também contou com a presença do coordenador da Itunisc, Fernando José Stanck, e da pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da Unisc, Andréia Rosane de Moura Valim.

De acordo com Stanck, a Itunisc exerce um importante papel de apoio à formação e à consolidação de micro e pequenas empresas tecnologicamente inovadoras, em demandas de interesse da região, promovendo o desenvolvimento, o aumento da renda e a criação de novas oportunidades de trabalho. “Nesses 10 anos, 14 empresas já foram graduadas e algumas delas se destacam na região e no país dentro do seu ramo de atividade, como a Interact Technology, a Idealogic e a Tekann”, apontou.

Stanck destacou ainda que uma das maiores conquistas da Itunisc foi a inauguração, em maio de 2014, do bloco 16 da Universidade, que abriga a incubadora e o Parque Científico e Tecnológico Regional (TecnoUnisc). “Nesse prédio estão instaladas a área de gestão, as salas para as empresas incubadas e toda a estrutura de apoio, como as salas de reuniões e de treinamento”, ressaltou. “A parceria de professores e pesquisadores das mais variadas áreas do conhecimento, que apoiam a Itunisc através de consultorias e mentoria para as empresas incubadas, também merece destaque no trabalho da incubadora”, complementou.

Publicidade

Estrutura e parcerias

Em funcionamento desde agosto de 2005, a Itunisc está vinculada à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Unisc. Em 2014, com a transferência das atividades da Itunisc para o bloco 16 da Unisc, foram disponibilizados novos espaços para as empresas nascentes, oferecendo apoio e ferramentas de gestão para que se destaquem em seus nichos de mercado após serem graduadas. Essa ação também permite uma maior integração entre pesquisadores e alunos da Unisc com empresas e empreendedores.

Atualmente, a incubadora abriga cinco empresas pré-incubadas, três incubadas internas e apoia uma incubada externa. Essas empresas contam com parcerias que a Itunisc tem firmado com as prefeituras de Santa Cruz do Sul e de Vera Cruz, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), a Rede Gaúcha de Incubadoras de Empresas e Parques Tecnológicos (Reginp), a Associação Comercial e Industrial (ACI), a Associação de Jovens Empresários de Santa Cruz do Sul (Ajesc), a Câmara de Indústria e Comércio, entre outros.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.