Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz do Sul

Funcionários protestam em frente ao Hospital Santa Cruz

O anúncio de mudança na jornada de trabalho causou insatisfação nos funcionários do turno da noite do Hospital Santa Cruz (HSC). Os 116 trabalhadores que atuam em horário noturno protestaram contra a alteração na tarde desta quarta-feira, 25, em frente à instituição de saúde. Alguns deles chegaram a utilizar narizes de palhaço.

Atualmente, os funcionários atuam por 12 horas e têm uma folga de 36 horas. A alteração propõe que passem a trabalhar diariamente por seis horas. Essa modificação preocupa os servidores, como explica o presidente do Sindisaúde, José Carlos Haas. “Essa alteração irá impactar na vida social e econômica dos trabalhadores. Muitos deles possuem outros empregos. Como vai ficar essa situação?”, questiona. “A maioria dos funcionários é do sexo feminino. Elas têm filhos, família. Essa alteração vai acabar refletindo na casa de saúde”, comentou. 

A mudança na jornada de trabalho foi informada aos funcionários em uma reunião na segunda-feira, 21. O diretor administrativo do Hospital Santa Cruz (HSC), Egardo Orlando Kuentzer, explica que a iniciativa não partiu da instituição, mas trata-se de uma adequação exigida pelo Ministério do Trabalho. “Tivemos que assinar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) e por isso teremos que nos adequar. A legislação estabele que os funcionários não podem exceder a jornada de oito horas por se tratar de uma atividade insalubre”, frisou.

Publicidade

Segundo Kuentzer, a medida não irá atingir apenas o HSC, mas todos os hospitais. A previsão inicial é que a modificação entre em vigor no dia 15 de janeiro, mas devido à insatisfação dos funcionários, a instituição de saúde está tentando postergar até março de 2016. A definição da data na qual ocorre a mudança na jornada acontecerá na segunda-feira, 30. Neste dia a direção irá passar listas para que os funcionários manifestem o horário em que preferem trabalhar e se têm interesse em atuar no turno diurno. 

Haas: mudança irá refletir na casa de saúde

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.