Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Vera Cruz

Agroecologia dá renda e qualidade de vida

A agroecologia é a vida da agrônoma Lori Luci Brandt Dalla Porta. Filha de produtores rurais e apaixonada pelo campo, a agricultura sustentável se tornou a principal bandeira de sua vida e direciona a rotina na propriedade na localidade de Linha Dona Josefa, no interior de Vera Cruz. São 24 hectares onde a biodiversidade é preservada em sua essência e garante mais do que a manutenção do meio ambiente: representa renda diversificada para Lori e seu irmão Cláudio Milton Brandt. Dos seis filhos do casal Érico Gustavo e Ilce Maria Brandt, eles optaram por permanecer na unidade familiar, buscar qualidade de vida na simplicidade do interior e dar continuidade à história iniciada pelos falecidos pais.

Segundo Lori, a principal fonte de receita hoje são as frutas, todas manejadas de maneira orgânica, assim como tudo o que é cultivado na propriedade. Entre os produtos, destacam-se as bananas, ananás, physalis e o açaí da Mata Atlântica, colhido da palmeira juçara. Os agricultores ainda têm cinco variedades de abacate, que garantem colheitas praticamente o ano todo, e espécies nativas, como a jabuticaba e a versátil guabiroba – que pode ser aproveitada em diversas receitas. “Temos um projeto antigo para implantação de um sistema de colha e pague, onde as pessoas colhem suas frutas preferidas e pagam apenas o que vão levar”, conta.

Os irmãos Brandt também apostam na preservação de sementes, ervas medicinas e raízes. “O inhame é uma planta conhecida há 4,5 mil anos e que proporciona muitos benefícios para a saúde, mas praticamente não vemos essa raiz no mercado. Nós temos e estamos multiplicando, juntamente com a cúrcuma, um corante natural da família do gengibre que pode ser colhido o ano todo”, explica. Atualmente parte da variedade produtiva é destinada para cestas orgânicas entregues para aproximadamente 20 famílias de Santa Maria, juntamente com mercadorias de produtores orgânicos de Dona Francisca.

Publicidade

LEIA A MATÉRIA COMPLETA NO SITE DA GAZETA DO SUL

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.