Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Saúde

Santa Cruz tem queda na mortalidade infantil pelo segundo ano consecutivo

O trabalho de ampliação das equipes de atendimento de Saúde da Família, com atenção especial às áreas de maior vulnerabilidade, coloca Santa Cruz do Sul entre as cidades gaúchas com os menores índices de mortalidade infantil. Os dados foram apresentados pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde e do Programa Bem-Me-Quer.

A diminuição da mortalidade fetal e infantil no município é apontada pelo segundo ano consecutivo. Depois de registrar uma alta em 2013, quando chegou ao índice de 10,31, em 2014 o coeficiente baixou para 8,21 e no ano passado caiu ainda mais, chegando a 6,55. Conforme a coordenadora do programa, Simone Werlang, com essa redução, Santa Cruz do Sul mantém a meta do Estado que é reduzir o índice a um dígito. “O nosso município tem muitos motivos para comemorar, pois não registramos morte materna há cinco anos aqui”, destaca.

A soma de resultados positivos é fruto de diversas atividades de promoção à saúde que vêm sendo desencadeadas no município. Ações de vigilância do risco, articuladas através da busca ativa e de visitas domiciliares, promovem a qualidade de vida da gestante, da puérpera e da criança, resultando, assim, na queda dos índices de mortalidade infantil ano a ano.

Publicidade

A equipe do Programa Bem Me Quer é composta por cinco profissionais, entre enfermeira, nutricionista, assistente social, técnica em enfermagem e auxiliar administrativa. O grupo acompanha todas as crianças encaminhadas pela rede de atendimento em saúde que são consideradas de risco, como bebês prematuros ou que nascem abaixo do peso ideal. “Acompanhamos todos os casos fazendo as avaliações e os encaminhamentos necessários até a criança ser considerada fora de risco”, explica a coordenadora do programa.

Índices de Mortalidade Infantil em Santa Cruz do Sul*

2011 (10,86)

Publicidade

2012 (8,40)

2013 (10,31)

2014 (8,21)

Publicidade

2015 (6,55)

*O coeficiente é relativo ao número de crianças mortas com menos de um ano, considerando-se cada 1 mil nascimentos

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.